Disjuntores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Esse trabalho tem por objetivo mostrar o funcionamento e a constituição física dos disjuntores, tais como suas utilidades no campo da engenharia elétrica. O disjuntor é um componente essencial na atualidade e um importante mecanismo de segurança no para as instalações elétricas. Sempre que há uma elevação de corrente abrupta, ou um curto circuito nas instalações, o disjuntor interrompe o circuitoaté que alguém possa resolver o problema. Sem os disjuntores (ou, como alternativa, os fusíveis), a eletricidade seria impraticável, devido ao perigo potencial de incêndios, danos resultantes de problemas na fiação elétrica ou falhas de equipamento.

DISJUNTOR

Disjuntor é um sistema de segurança de um circuito elétrico, contra sobrecargas elétricas ou curtos-circuitos e tem a função deinterromper a passagem de corrente elétrica no circuito, caso a intensidade da corrente ultrapassar a intensidade limite que, normalmente, vem especificada nos próprios disjuntores. Uma boa característica dos disjuntores, é que, além de proteger a corrente, ele também serve como dispositivo de manobra (NBR 5361).

Os disjuntores de interrupção ao ar livre são os mais simples e, historicamente,foram os primeiros equipamentos a serem utilizados. Para atender ao crescimento das potencias de interrupção, e a elevação dos níveis de tensão nos sistemas elétricos, surgiram os disjuntores a óleo mineral isolante.

Na década de 30, os disjuntores a ar comprimido apareceram como a melhor técnica de extinção do arco elétrico de alta tensão, resultando do seu emprego uma melhor segurança, tendo emvista que na época foram registrados muitos acidentes decorrentes da explosão e incêndio de disjuntores a óleo. Em 1953, os EUA construíram o primeiro protótipo do disjuntor a SF6.

Os disjuntores a vácuo foram fabricados nos inicio dos anos 70 com boa aceitação para utilização em media tensão. Atualmente as perspectivas são de utilização de disjuntores a semicondutores, que já estão sendodesenvolvidos em laboratórios.

Os disjuntores devem satisfazer as seguintes condições para um funcionamento ideal:
1.
Abrir e fechar um circuito com um menos tempo possível;

2.
Conduzir a corrente de carga das linhas;

3.
Deve suportar termicamente a corrente de carga do sistema;

4.
Suporta térmica e mecanicamente a corrente de curto circuito do sistema por um determinado tempoespecificado;

5.
Isolar a tensão do sistema, em relação à terra e entre seus pólos, sobre quaisquer condições do meio ambiente (sol, chuva, em atmosferas poluídas, etc);

6.
Ter adequada resistência mecânica, não ser afetado por vibrações, ser compacto, requerer pouca manutenção e ser de fácil montagem.


Atualmente existem disponíveis no mercado várias tipos de disjuntores, sendo o quecaracteriza cada um deles e sua técnica de extinção do arco elétrico. As principais técnicas são as seguintes:
1.
Sopro magnético;

2.
Disjuntores a Óleo,;

3.
Ar comprimido;

4.
SF6

5.
Vácuo;

6.
Semicondutores.


DISJUNTORES À SOPRO MAGNÉTICO

Neste tipo de disjuntor os contactos abrem-se no ar, empurrando o arco voltaico para dentro das câmaras de extinção, onde ocorre ainterrupção, devido a um aumento na resistência do arco e conseqüentemente na sua tensão.

Este aumento na resistência do arco é conseguido através de:
1.
Aumento do comprimento do arco;

2.
Fragmentação do arco em vários arcos menores, em série, nas várias fendas da câmara de excitação;

3.
Resfriamento do arco em contacto com as múltiplas paredes da câmara.


As forças que impelemo arco para dentro das fendas da câmara são produzidas pelo campo magnético da própria corrente, passando por uma ou mais bobinas (dai o nome de sopro magnético) e, eventualmente, por um sopro pneumático auxiliar produzido pelo mecanismo de acionamento. Este sopro pneumático é muito importante no caso de interrupção de pequenas correntes, cujo campo magnético é insuficiente para impelir o arco...
tracking img