Universidade federal de sergipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CHAUÍ, Marilena. A vida política. In- Convite á filosofia. 12 ed. São Paulo: Àtica, 2009. Cap.9 e 10. P. 345/366

A política não é necessariamente apenas a figura de um político em si, ou seja, de um homem publico, pois quando houvimos a palavra política vem na cabeça a figura de governo ou até mesmo de candidato, ou partidos, na verdade a política tem que ser vista e entendida como aforma de fazer algo acontecer de forma democrática seja ele por parte de ser político ou até mesmo de pessoa normal,e também por instituições como por exemplo: Universidade,etc.
(Paradoxos da política- Os vários usos e sentidos da palavra política, p. 345-346)

Seguindo o raciocínio,a forma de administração por parte do governo é diferente forma de administração de uma de umaempresa por exemplo, pois o governo recolhe impostos da população para de certa forma os devolver através de ações para o bem comum ou pelo menos isso é o que deveria ser feito,mas o que mais desconta é o aproveitamento por parte de quem tem em mãos todo o poder agindo na maioria das vezes para benéfico próprio.
(Alguns efeitos dos paradoxos, p.347 a 348)

A política foi criada paraatender a necessidade do povo, pois é a forma de fazer ou construir algo, com diferentes formas de pensar agir,mas isso sem conflito, onde cada pessoa tem seu direito de se expressar como quiser. Por isso surgiu o poder de decisão e de escolha, onde a população pode discuti e escolher não só gestores mas infinitos tipos de coisa através da democracia.
(Paradoxos da imagem maléfica da política,p.348)

O texto fala de um chefe que era conhecido e reconhecido com um alguém designado pelos deuses e também desejado por eles, tanto que era o único detentor do privilegio de relacionar-se diretamente com o poder divino.
(O poder Despótico, p. 349 a 350)
Apesar dos gregos e romanos inventarem a política isso não significa que eles desfizeram das autoridades do poder.Todas pessoas que nascem na tribus tem seu direito de participar direta ou indiretamente com a cidade.
(A invenção da política: O surgimento da cidade p.351 a 352)

As leis foram modificadas para melhor desempenho da política. Para que ela fique maisdemocrática.
(Os principais traços da invenção da política p. 351-352)

A política foi criada para melhor desempenho da sociedade,más infelizmente não isso que esta acontecendo, pois a política atual esta mais ligada para próprio interesse do que para quem mais precisa da ajuda dela que é a sociedade.
(O significado da invenção da palavra política p. 352-353)

Trata-se uma atitudediscriminatória, pois não existem grupos inferiores ou superiores, mas sim grupos diferentes.
(A sociedade contra o Estado p. 353-354)

Direta ou indiretamente o autor quis passar que quem pratica a pratica a política tem uma vida boa, pois tratam a política como um valor e não como um simples fato. Considerando essa analise realmente a política atual esta mais vontadepara quem faz a política e não para quem deveria esta sendo beneficiado com as utilidades que a política poderia ter.
(As filosofias políticas (1)- A vida boa p. 355).

De fato, para os gregos era inconcebível a ética fora da comunidade.Pois na política a natureza ou essência humana encontrava sua realização.(Finalidade da vida política p.356)

Na verdade os sofistas se consideram professores e tentam passa para o mundo o que é certo e o que é errado, pois aquilo que parece certo para uma cidade e aceitável continuara sendo certo e aceitável naquele lugar enquanto os que moram ali pensarem assim.
(A posição dos Sofistas p.365-357)

Platão sempre identificara a justiça no...
tracking img