Discurso da onu de 1967

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No Brasil em 1967 tem-se o fim do governo no Marechal Humberto Castello Branco e a indicação para presidente o Marechal Costa e Silva. Com a indicação de Costa e Silva para governar o país,mostrou-se que as Forças Armadas queriam prolongar o acontecimento de 1964 por tempo indeterminado. O governo Costa e Silva caracterizou-se pelo avanço do processo de institucionalização da ditadura, o queantes era um regime militar difuso concretizou-se em uma ditadura que eliminou o que restava das liberdades públicas e democráticas. Uma das políticas externas durante o governo Costa e Silva foi aassinatura do tratado de Tlatelolco na cidade do México.
No âmbito internacional, no ano de 1967 veem-se um enfraquecimento da confrontação bipolar e um apaziguamento entre as superpotências. A EuropaOcidental se recupera economicamente e procura se reafirmar política e estrategicamente. Os países do terceiro mundo continuaram fortalecendo a tendência do não-alinhamento como maneira de ajudar adiminuir a competição entre EUA e URSS. Houve também em meados de 1967 o início da Guerra dos Seis Dias, que opôs Israel a uma frente de países árabes, Egito, Jordânia e Síria, apoiados pelo Iraque,Kuwait, Arábia Saudita, Argélia e Sudão.
O discurso da Assembléia Geral da ONU em 1967 foi feito pelo Ministro José de Magalhães Pinto, na cidade de Nova York na data de 21 de Setembro.
No discurso oMinistro parabeniza o presidente Costa e Silva pela sua eleição. Logo após fala sobre as manifestações que demonstram um melhor entendimento entre EUA e URSS, mas que a corrida armamentista nuclearcontinua. Discursa também que os países tem que se empenhar para encontrar soluções para os conflitos. Ele fala também sobre a ação conjunta com a UNCAD, e que os melhores cérebros da humanidade sãorecrutados para criar e desenvolver armamentos militares, e que os recursos tanto humanos quanto materiais parecem cada vez mais distantes da realidade dos países em desenvolvimento e de populações menos...
tracking img