Portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Era uma vez uma tribo pré-histórica que se alimentava de carne de tigres de dentes de sabre. A educação nesta tribo baseava-se em ensinar a caçar tigres de dentes de sabre, porque disto dependia asobrevivência de todos. Os mais velhos eram os responsáveis pela tarefa educativa. Passado algum tempo os tigres de dentes de sabre extinguiram-se. Criou-se um impasse: o apego à tradição dos maisvelhos exigia que se continuasse a ensinar a caçar tigres de dentes de sabre; os mais jovens clamavam por uma reforma no ensino. O impasse perdurou por muito tempo. Mais precisamente até um dia que, porfalta de alimento, a tribo extinguiu-se também.
Fábula mencionada em um texto de José Luiz de Paiva Bello (1983)
Leia a fábula abaixo e elabore um comentário evidenciando movimentos de avanços e/ouretrocessos em relação à prática docente no decorrer do processo de contextualização da Didática (campo de estudo que se ocupa de questões relativas ao ato de ensinar e aprender).
Era uma vez uma tribopré-histórica que se alimentava de carne de tigres de dentes de sabre. A educação nesta tribo baseava-se em ensinar a caçar tigres de dentes de sabre, porque disto dependia a sobrevivência de todos.Os mais velhos eram os responsáveis pela tarefa educativa. Passado algum tempo os tigres de dentes de sabre extinguiram-se. Criou-se um impasse: o apego à tradição dos mais velhos exigia que secontinuasse a ensinar a caçar tigres de dentes de sabre; os mais jovens clamavam por uma reforma no ensino. O impasse perdurou por muito tempo. Mais precisamente até um dia que, por falta de alimento, atribo extinguiu-se também.
Fábula mencionada em um texto de José Luiz de Paiva Bello (1983)

​Nesta fábula nota-se que apesar do apego à tradição dos mais velhos, que insistiam em continuar comensinamentos ultrapassados, os mais jovens já percebiam que se fazia necessária uma mudança nos ensinamentos, para que pudessem sobreviver.

A fábula nos mostra que temos que seguir as tradições do...
tracking img