Autismo e asperger

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AUTISMO E ASPERGER: SEMELHANÇAS, DIFERENÇAS E DISCUSSÃO
AMARAL Vera Alice Santos
Resumo
Este artigo discute a Síndrome de Asperger e Autismo como manifestações clínicas muito semelhantes, podendo ser confundidas em alguns casos em que o autismo tem melhor funcionamento. Tem como objetivo analisar as áreas de interação social, comunicação e imaginação consideradas as mais prejudicadas e podemse manifestar logo no primeiro mês de vida e confirma-se o diagnóstico após os três anos de idade. Tanto na interação social, como na comunicação e imaginação, as crianças com autismo ou Asperger se comportam como se vivessem num mundo diferente dos outros, mas em seu pensamento, que está num mundo diferente são os outros. A metodologia utilizada para desenvolvimento deste artigo foi a pesquisa decrianças e adolescentes com diagnóstico de Autismo e de Síndrome de Asperger na Escola Municipal de Educação Especial. Foi observado que o Autismo se apresenta num prejuízo maior em uma das áreas. Quando as três áreas estão comprometidas, trata-se de Autismo clássico. As crianças com Asperger apresentam mais dificuldades na interação social, talvez porque a comunicação encontra-se truncada ouporque há dificuldade na interação social e a comunicação torna-se inviável. A ausência de habilidade de imaginar dificulta a capacidade de compreender sentimentos alheios.

Introdução

Pessoas com autismo e síndrome de Asperger compartilham sintomas nas áreas de INTERAÇÃO SOCIAL, COMUNICAÇÃO e padrões de COMPORTAMENTO. Suas dificuldades com INTERAÇÃO SOCIAL frequentemente se manifestam cedo.Normalmente, o bebê tem preferência por voltar a sua atenção para a pessoa e não para objetos inanimados. No desenvolvimento de bebês normais, é óbvio, logo no segundo mês de vida, que eles se relacionam de modo diferente com pessoas e com objetos inanimados.
Dos objetos eles obtem informação sensorial e impressões ao sugar/tocar, etc., explorando assim as leis de causa e efeito. Com as pessoaseles se comunicam com movimentos e mímicas, explorando com entusiasmo as “leis” das intenções pessoais. Entendem claramente, bem cedo, que o mundo objetivo e o mundo interpessoal funcionam de modos diferentes.
Tente tirar o brinquedo da criança pequena e verá que ela olha nos seus olhos para compreender suas intenções (se é um jogo) em vez de olhar para a mão. Usualmente não compreendemos quãoimportante é a habilidade de ler intenções até encontrarmos uma criança autista que não a tem. Para crianças com autismo, esta diferença não é óbvia. Eles estendem a mão para o objeto sem olhar para a pessoa para descobrir por que ela o tirou dela. Falta a habilidade de usar o contato olho a olho.
O desejo de imitar parece limitado ou inexistente. Algumas crianças são muito calmas, e parecem quelhe falta iniciativa e motivação. Algumas não apresentam características típicas muito claras quando são muito bebês.
Quando crianças com autismo crescem, desenvolvem sua habilidade social em extensão variada. Algumas permanecem indiferentes, não entendendo muito bem o que se passa na vida social. Elas se comportam como se as outras pessoas não existissem. Olham através de você como se você nãoestivesse lá e não reagem a alguém que fale com elas ou as chame pelo nome. Frequentemente suas faces mostram muito pouco das suas emoções, exceto se estiverem muito bravas ou excitadas. São indiferentes ou têm medo de seus colegas e usam as pessoas como utensílios para obter alguma coisa que querem.
Algumas se desenvolvem no grupo PASSIVO, aceitando o contato ocular e a interação socialiniciada por outros. Podem permitir que outras crianças brinquem com elas, visto que frequentemente são dóceis.
Um terceiro grupo apresenta um tipo de comportamento não frequentemente associado a autismo, porque iniciam ativamente uma interação social. É bem verdade que elas não sabem como fazê-lo, pois desconhecem as regras não escritas de relacionamento social. Podem olhar nos olhos de outro, sem,...
tracking img