Refratometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Refratometria

A refratometria pode ser considerada um método instrumental, pois utiliza dos princípios analíticos desta ciência que envolve fenômenos físicos, como o de refração. Este fenômeno resulta na mudança de direção ocasionada pela velocidade da luz (radiação) ao passar de um meio para outro de diferente densidade. A proporção das velocidades e uma propriedade geral damatéria conhecida como índice de refração. Ela depende do comprimento de onda e temperatura. A equação de SNELL permite obter dados qualitativos e quantitativos que possibilitam identificar e estimar a concentração de solutos que apresentam o fenômeno da refração, conforme a equação abaixo: (1)

Onde:
ƞ = índice de refração do meio ­ em relação ao meio
i= ângulo formado pelo raio incidente e anormal
r= ângulo formado pelo raio refrato e a normal
v1= velocidade da luz no primeiro meio
v2= velocidade da luz no segundo meio (1)

Para avaliar o índice de refração foi criada uma escala chamada Brix. A escala em percentagem Brix (°Bx) mostra a porcentagem de sólidos solúveis contidos em uma amostra. Os sólidos solúveis contidos e o total de todos os sólidos dissolvidos na água, começandocom açúcar, sais, proteínas, ácidos, etc. A leitura do valor medido e a soma total desses. Essa escala percentual é calibrada pelo número de gramas de açúcar contidos em 100 g de solução. (2)
Quando se mede o índice de refração de uma solução de açúcar, a leitura em porcentagem de Brix deve combinar com a concentração real de açúcar na solução. A escala Brix foi originalmente derivada quandoAdolph Brix (1798- 1870), recalculada Balling da escala de referencia para uma temperatura de 15,5 ° C. A escala Brix foi posteriormente recalculada novamente, e agora usa uma temperatura de referência de 20 ° C. (2)
O índice de refração varia de acordo com a concentração do soluto. Ele aumenta linearmente com a concentração, somente quando esta for expressa por massa por volume.(3)
O métodorefratométrico é usado para medida de sólidos solúveis, principalmente frutas e produtos de frutas, mas também pode ser usado em ovos, cerveja, vinagre, leite e produtos lácteos.(3)
Três raios de radiação monocromática atravessam um meio de diferentes densidades. Dois são refratados e devem produzir luz no outro lado do meio. Porém o terceiro raio, e todos os outros raios com ângulo de incidência igualou maior que o segundo, chamados de ‘raio crítico’, não são refratados, mas refletidos (Figura 1). E este ângulo é utilizado para medir o índice de refração de várias substâncias, pois o ângulo crítico é diferente para cada substância.(4)

Refratômetro Abbé

Há duas escalas: índice de refração e 0º Brix. Antes de qualquer leitura, o refratômetro deve ser calibrado com água destilada (índicede refração = 1,3330 e 0º Brix a 20ºC). O índice de refração varia com a temperatura. Sendo assim, as leituras que não forem realizadas a 20ºC, é necessária uma correção de temperatura (tabelas).(5)
É o refratômetro mais comum e mais usado. Apresenta um intervalo de índices de refração de 1,3 a 1,7 (precisão de ± 0,0003 unidades). É utilizado com leitura direta e necessita apenas de 1-2 gotas poramostra.(5)

Figura 2: Refratômetro Abbé
Destilação Simples
A destilação é um processo de separação de componentes de uma mistura líquida baseado nas diferenças do ponto de ebulição das substâncias que as constituem. A destilação pode ser simples a pressão normal, simples a pressão reduzida, fracionada e por arraste a vapor.(6)
Dentro desse contexto existe a destilação simples, que é ummétodo utilizado para separar substâncias com pontos de ebulição diferentes, levando em consideração que para se obter resultados eficazes, esses valores não podem ser tão próximos.
A mistura é aquecida em um balão de vidro e uma das substâncias entra em ebulição. O vapor da mesma passa pelo interior do condensador, que é refrigerado com água corrente. Graças a isso, esse vapor condensa- se. Essa...
tracking img