Direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6946 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Que vida desejo viver? Ética e dignidade humana
Adriano José Hertzog Vieira, Álvaro Augusto Schmidt Neto, Juan Miguel Batalloso Navas e Rosamaria de Medeiros Arnt

1

Como vivemos no cotidiano, nas relações familiares, na escola, no trabalho, entre amigos, na vizinhança, na comunidade? O que é a felicidade? O que é dignidade humana? Existe relação entre a felicidade e a dignidade humana? Oque é ética? Como despertar nossa humanidade, a paz e a felicidade que buscamos? Neste fascículo você vai ser apresentado aos conceitos de felicidade, autoconhecimento, dignidade humana e ética e estimulado a estabelecer conexões entre esses conceitos. Pensar e construir referências que norteiem a sua vida, as suas condutas, a busca pela felicidade apontam para o processo de autoconhecimento, cujocaminho coincide com a própria existência humana. Ao final da leitura deste material espera-se que o cursista seja capaz de: • Elaborar questionamentos sobre a sua existência como indivíduo e vida que deseja viver; • Propiciar um diálogo sobre os temas: felicidade, dignidade humana e ética; • Refletir sobre o projeto de vida relacionando-o com os significados estudados de felicidade, dignidadehumana e ética; • Despertar para a necessidade de autoconhecimento.

Que vida desejamos viver?
Rosamaria de Medeiros Arnt A gente não quer só comida A gente quer comida Diversão e arte A gente não quer só comida A gente quer saída Para qualquer parte...
Comida (1987) Marcelo Fromer / Arnaldo Antunes / Sérgio Britto

Acordo de manhã para mais um dia. Tomo café, me arrumo e vou para aescola, para o trabalho, ou para outras atividades que estão entre minhas obrigações cotidianas.
Será que enquanto me preparo para viver este dia, penso na vida que desejo ter? Penso no que significa ser feliz? Será que eu me sinto feliz? Quais meus planos, meus projetos de vida, meus sonhos? Minhas atividades de hoje estão na direção da realização de meus sonhos? O que desejo? Como cantam os Titãs,desejo mais que comida. Será que quero saída para qualquer parte? Qualquer parte serve? Ou não?

Estas são as questões que propomos para iniciar curso Direitos Humanos e Geração da Paz. Estas são as questões que propomos para habitarem nossos pensamentos a cada dia. As respostas são pessoais, intransferíveis. Por isso os textos que iniciam este curso são repletos de perguntas de três professores:Adriano J. H. Vieira, Álvaro A. Schmidt Neto e Juan Miguel Batalloso Navas. Os estilos variam, de acordo com o jeito que cada um encontrou de expressar-se, de comunicar seus estudos, de dialogar com vocês.
Universidade Aberta do Nordeste

2

Organizamos os textos começando pela Felicidade, que para nós é a grande aspiração humana. Continuamos destacando a importância do autoconhecimento,inclusive para entender que vida desejamos viver e o que traz felicidade para nós. Seguimos a reflexão pela dignidade humana e pela ética.
Tarde na noite, uma noite fria e silenciosa, o espírito pode estar mais acordado e lúcido do que nunca. No grande vazio em redor, a alma está carregada de energia, mas está tranquila como a superfície de um lago. Nesse instante, toda felicidade é possível
LuizCarlos Lisboa, O som do silêncio

A felicidade
Álvaro Augusto Schmidt Neto

O que é felicidade? Para alguns, viver um grande amor é o ápice da felicidade. Para outros, ganhar muito dinheiro e viver viajando em um iate particular é ser plenamente feliz. Há ainda aqueles que buscam a felicidade na simplicidade das coisas: uma refeição com amigos, a escola, um bom emprego. Enfim, o que éfelicidade1? Será que podemos afirmar com segurança que somos felizes? Sua vida está completa? Não está faltando nada para coroar sua alegria? Onde está a cereja do bolo? Nós temos sonhos, ambições, desejos que podem nos trazer a sensação de felicidade. É uma sensação de alegria, misturada com satisfação, bem estar e com uma pitada de paz e serenidade. Você pode acrescentar outros elementos nessa...
tracking img