125632153

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Politicas ambientais no brasil
Existe uma deficiência dramática no forma em que tratamos a natureza, com diferenças políticas e sociais extremas.
Os conceitos de equilíbrio e capacidade desustentação são fundamentais para entender a situação ambiental no Brasil. Para se e tender a escassez de recursos, deve-se também tentar entender o processo social através dela. Esta desordem ecológica temsido relacionada ao uso dos recursos naturais sem precedentes na história ao longo dos tempos.
O limite de reivindicação não deve ter como base à ideia de equilíbrio e sim a noção de capacidade desustentação.
As atividades humanas tendem a simplificar o ecossistema e sua atividade e uma consciência ecológica conduz ao reconhecimento de que toda a atividade humana conduz a um custo ecológico a elavinculado.
- As dimensões da desordem ecológica na realidade Brasileira.
O pensamento Brasileiro através de três dimensões da desordem ecológica:
1. Hierarquia
2. Paternalismo
3. Repressão eAutoritarismo.

O Primeiro refere-se ao processo da formação social no Brasil, sendo também extremamente formalista com regras e regulamentos mais importantes que fatos que conduz à práticaclientelista.
A hierarquia da igreja e burocracia estatal são predominantes mesmo com domínio militar e a presença do patrimonialismo no desenvolvimento político Brasileiro no controle social, permanecendoacima das classes sociais.
O Brasil transformou-se de uma sociedade agrária e mercantil dos tempos coloniais em uma das mais avançadas sociedades industriais e capitalistas do terceiro mundo, mas suaformação social dificilmente perderá sua casta patrimonial, reforçando sua característica autoritária, resultando numa sociedade onde prima à distribuição de privilégios.
O regime militar instalado noBrasil depois de 1964 representa uma aliança da burguesia financeira e industrial com interesses multinacionais e o que tornou isso possível foi à existência de uma tecnocracia tanta civil como...
tracking img