Plano de contas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A contabilidade é a ciência que se aplica no estudo de patrimônio de entidades empresariais, para essa analise complexa se faz necessário uma integralização dessas atividades, para que possamos utilizar ao máximo a contabilidade, e nela se destaca: “O Plano de Contas”.
O Plano de Contas ou Elenco de Contas tem como objetivo auxiliar o contador na confecção de registros paraentender as necessidades dos fatos administrativos de forma a possibilitar a construção dos principais relatórios contábeis; esses padrões de conjuntos de contas estabelecem a medida das Instituições em suas dimensões classificadas como: qualidade, eficiência, produtividade, e desempenho financeiro, e por essa atividade contábil exigir padrões, regras e execução, que esse será o tema desse trabalhodissente efetivo.
Convidados aos leitores a continuar esse estudo e conhecer mais sobre o assunto.
Boa Leitura!

PLANO DE CONTAS
Definição

Atualmente as empresas utilizam a contabilidade para registrar e estudar o seu patrimônio, analisando suas dinâmicas financeiras. O plano de contas se enquadra em umas das atividades realizadas pela contabilidade, que tem como objetivo passar dadosreferentes à saúde financeira de uma empresa através de seus índices os padrões de conjuntos de contas. Mas antes de começarmos e entendermos o que é o plano de contas, pesquisamos a história dessa ciência:

Com base em pesquisas bibliográficas, cita os seguintes períodos evolutivos da contabilidade:

* Pré-história: de 8.000 antes de Cristo até 1.202 depois de Cristo - período do empirismo e doconhecimento superficial: experiências e práticas vividas pelas civilizações do mundo antigo, destacando-se os estudos dos sumérios, babilônios, egípcios, chineses e romanos.
* Idade Média: de 1.202 depois de Cristo até 1494 - período da sistematização dos registros: em razão da obra "Leibe Abaci", de Leonardo Fibonacci.
* Idade Moderna: de 1494 até o século XVIII - período que se tornouum marco na evolução contábil, em razão da publicação da obra "Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni e Proporcionalita", no capítulo "Tratatus Particularis de Computis et Scripturis" (Tratado Particular de Conta e Escrituração), do frei e matemático Luca Paccioli, em Veneza, onde este discorreu sobre o método das "Partidas Dobradas".
* Idade Contemporânea: do século XVIII até os diasde hoje - período científico da Contabilidade, em que quando esta deixou de ser mera "arte" para se tornar "ciência". A partir daí surgiram várias doutrinas contábeis.
Conceito

O conceito de planos de contas é a matriz operativa em que são fixadas as regras que devem ser cumpridas durante o processo de escrituração contábil, estruturação essa que sobre a qual se constrói e elabora aescrituração, com a finalidade de mantê-la ordenada e uniforme para a leitura e entendimento não só dos detentores da empresa, mas sim de qualquer um que possa se interessar por tais dados contábeis. Aplicado necessariamente em entidades públicas e privadas, que necessitam de detalhes e informações personalizadas de seus demonstrativos, ativos e passivos.

Objetivo

O Plano de contas tem como objetivoprojetar, desenvolver e estabelecer dados para os relatórios contábeis tais como: diário, razão, balancete, balanço patrimonial, além de outros. Sendo a peça principal na técnica contábil que antecipa a normas para registro a ser adotada na estruturação através da exposição das contas em seus títulos, funções, funcionamento, grupamento, analise, derivações dilatações e reduções.

Tendo comopreocupação três procedimentos fundamentais:

* Atender as necessidades de informação da administração da empresa.
* Ter um formato compatível com os princípios e normas legais contábeis.
* Adaptar-se as exigências dos agentes externos, principalmente a legislação do Imposto de Renda.

Como Criar um plano de contas

A estruturação do plano de contas deve-se levar em consideração...
tracking img