Direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas afirma que :[1]
| Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotadosde razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. |
1º) o conceito de direitos humanos surge com a
transição da sociedade mundial à modernidade;
2º) o conceito de direitos humanos é uma
invenção da cultura ocidental.

Distinção entre: Pluralidade cultural e multiculturalismo.

Os seres humanos possuem diversas variáveis físicas como: cor dapele, altura, forma dos olhos, boca, nariz, cor e textura dos cabelos, e outros, mas também, dependendo de onde, onde e quando nasceram, possuirão diferenças históricas, políticas, tecnológicas, sociais, culturais, econômicas, religiosas, morais, de linguagem, etc. Essa diversidade dentro da espécie humana é a chamada "pluralidade cultural" e desde que o homem adquiriu formas de se locomover agrandes distancias, ela tem sido causa e efeito da evolução do planeta.

Se por um lado a diversidade cultural promove o surgimento de novas organizações políticas, religiosas e culturais, por outro, é motivadora de conflitos, guerras e movimentos ideológicos hegemônicos, totalitários e radicais.
Num mundo globalizado, cada vez mais cedo, precisa-se aprender a conviver com as diferenças sem queelas continuem a representar uma ameaça ou o que a idéia de “certo e errado”, seja algo a ser concluído e determinado pela pressão de sociedades com mais privilégio histórico, político, econômico, cultural ou tecnológico.
No Brasil de alguns anos atrás, o ensino escolar passou a idéia equivocada de que todo brasileiro é o resultado apenas biológico da mistura de negros, brancos e índios, ignorandoou desprezando os aspectos culturais dessas influencias e as posteriores migrações de outros povos que se fixaram em regiões especificas do país criando novas diversidades físicas, culturais e econômicas. Hoje, historiadores, sociólogos, pedagogos, filósofos e biólogos se esforçam em mostrar a complexidade dos elementos formadores das características e particularidades evolutivas da convivênciahumana, que por vezes interagem e se preservam entre si de forma dinâmica e de acordo com as condições do ambiente.
Estima-se que atualmente apenas cerca de 15% dos países sejam etnicamente homogêneos, é completamente irracional portanto, que na chamada “era espacial” as sociedades ainda queiram padronizar comportamentos, impor regras ou rótulos a qualquer tipo de povo ou raça do planeta. Épreciso desde cedo, tornar as diversidades humanas divulgadas, conhecidas e explicadas em seu contexto histórico e geográfico, para que através da compreensão, se obtenha tolerância e respeito nas convivências sociais, eliminando em definitivo, desnecessário omisoneísmo[1] do nosso instinto de preservação.
O Multiculturalismo (ou pluralismo cultural) já é uma realidade em lugares como Canadá e aAustrália. Já em alguns países da Europa, percebe-se um sentimento monoculturista que tenta, de forma sutil, fazer com que os imigrantes assimilem a cultura local em detrimento a sua própria identidade natural.
Uma das formas mais cruéis de etnocentrismo[2] é o preconceito que é gerado pela necessidade de ignorar, segregar ou discriminar situações ou pessoas consideradas diferentes durante aconvivência diária. Aquele que se nega a conhecer ou aprender sobre a pluralidade cultural torna-se obsoleto, vazio e por vezes cruel inclusive entre os que lhe são comuns, alem de contrariar a Declaração Universal dos Direitos Humanos e princípios constitucionais de vários países.
As doutrinas multiculturalistas reconhecem a vulnerabilidade das chamadas minorias sociais (negros, índios, mulheres,...
tracking img