Terapias alternativas em portugal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Negócio das terapias alternativas em Portugal



Ana Rita Bastos



Muitos portugueses usam as terapias alternativas e a medicina convencional em simultâneo para tratar um único problema. Mas nem sempre avisam ambas as partes, arriscando-se a prejudicar a saúde.

É cada vez mais intensa a busca pela qualidade de vida. O stress da vida moderna, aliado a hábitos alimentares poucosaudáveis e falta de exercício físico contribuem para o envelhecimento precoce e o aparecimento de vários tipos de doenças. Atentos a estes fatos, vários profissionais ligados à área da saúde são capazes de oferecer terapias alternativas destinadas à melhoria da saúde da população.

A população europeia percebeu que, de facto, a complementaridade entre a medicina convencional e a tradicional é a melhorforma de saúde, que além de resultar para o indivíduo resulta para os Estados, permitindo uma maior poupança na área da saúde, porque é preventiva.

Trata-se de um mercado em amplo crescimento, onde as pessoas procuram algo além do equilíbrio entre corpo e a mente, mas principalmente a cura para determinados males. Este negócio deve levar em conta estas expectativas e trabalhar de formaresponsável e honesta o que pode ser feito com cada cliente.  Este tipo de negócio não necessita de canais de distribuição.

As terapias alternativas são, sem dúvida alguma, cada vez mais conhecidas, graças à divulgação dos “media”. Atualmente têm-se registos de que mais de 50 países adotam as terapias orientais como métodos terapêuticos e preventivos, assim como a Organização Mundial da Saúde (OMS)recomenda que sua prática seja difundida. As principais aplicações para as terapias orientais estão relacionadas com a cura de doenças como a depressão, stress, ansiedade, tendinite, lombalgia, entre outras.


Ocorre com grande frequência um fenómeno relacionado com a resistência crescente das pessoas aos antibióticos usados para tratar diferentes infeções, e neste sentido, estão-se a investigartratamentos alternativos ou complementares, através de terapias orientais que ajudam as pessoas a melhorar os seus sistemas imunológicos, que em geral se encontram debilitados.

Os cidadãos portugueses ainda procuram pouco as terapias alternativas, quando comparados com os cidadãos de outros países. As terapias alternativas não oferecem mais satisfação do que a medicina convencional, surgindofrequentemente como uma segunda escolha. Por vezes, os dois tipos de terapias são usados simultaneamente, na procura de melhores resultados.

Estas “duas medicinas” têm-se aproximado nos últimos anos e hoje admitem a possibilidade de incorporar características uma da outra. Ao mesmo tempo, adeptos de práticas alternativas têm incorporado aspetos imprescindíveis da medicina convencional, como anecessidade de apresentar resultados eficientes.

Atualmente há quem defenda que não existem medicinas alternativas ou complementares, e sim que a medicina é uma só, englobando diferentes métodos, terapias, tratamentos e remédios que se provaram eficientes pelas pesquisas.

Apesar do uso crescente destas técnicas alternativas – seja como opção à medicina ortodoxa, seja como complemento – nãodetermina por si só a sua eficiência. Ao contrário do que se costuma pensar, as terapias alternativas não são usadas para tratar uma grande variedade de problemas. Algumas, como a acupunctura, a osteopatia e a quiropatia têm aplicações muito limitadas, direcionadas apenas para os problemas do aparelho músculo-esquelético.

No exemplo da acupuntura, a ciência não acredita que sua filosofia estejacorreta – ninguém conseguiu verificar a existência de canais de energia correndo pelo corpo. Mesmo assim, testes bem conduzidos provaram para além das dúvidas que as agulhas são eficazes para tratar vários males – por mais que não se entenda como.

É expressivo o número de ofertas de clínicas e profissionais liberais habilitados à prática destas terapias. O empreendedor interessado em oferecer...
tracking img