Direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Direitos Humanos
Atividades de Autodesenvolvimento & Colaborativa


Atividades de Autodesenvolvimento & Colaborativa
Aula-tema 1: O Estado Constitucional de Direito e A Segurança dos Direitos do Homem
Passo 03: Após a leitura atenta da notícia, responda às seguintes perguntas:
1. Sabemos que os Direitos Humanos Fundamentais são imprescritíveis e inalienáveis. Você acha que emdeterminados casos, previstos em lei, como por exemplo, em estado de Defesa, o Direito do cidadão poderia sofrer alguma limitação? Esta limitação seria legítima, ou seja, estaria dentro da lei?
Respondendo a pergunta:
A limitação seria legitima e esta dentro da lei segundo Artigo 136. O Presidente da República pode movido pelo Conselho da República e pelo Conselho de Defesa Nacional, decretar estadode defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza. Acredito que se o país em algum momento entrar em guerra ou algo acontecer, o presidente deveria sim decretar estado de defesa, pois esta na lei e seria omelhor a se fazer pelos cidadãos.
O direito do cidadão sofre limitações em determinados casos, um desses exemplos podemos encontrar quando o país está em estado de defesa, como vimos atualamente no conflito do Iraque entre a faixa de Gaza . As pessoas são obrigadas a mudar a rotina de suas vidas com uma tentativa de organização do estado. O direito humano fundamental de cada cidadão estáprescrito em lei, mas também é legitimo o estado poder limitá-lo. Essas pessoas acabam tendo sua liberdade extinta, mesmo que por um período limitado, e na opinião isso é totalmente vergonhoso, é pura humilhação

Aula-tema 2: Fontes e Antecedentes dos Direitos Fundamentais
Passo 2: Responda à seguinte questão:
A Magna Carta foi criada para os Ingleses ou declarada e considerada Universal ?Respondendo a pergunta:
A Magna Carta foi criada pelos Ingleses para ser utilizada como lei, aplicada no território Inglês, e estendido a todos os demais territórios pertencentes ao reino unido, as leis descritas na Magna Carta deve ser praticada e seguida por todos os seus respectivos Reis, Condes, Duques, Baroes, Xerifes e população Inglesa pertencente ao reino unido.
A Magna Carta é um exemplo depensamento social quanto as regras e leis que disciplina os direitos e deveres do Estado e da Sociedade, do cidadão convivendo em sociedade governamental e dos direitos humanos e civil.
A Magna Carta criada pelos Ingleses foi o primeiro exemplo político de lei Constitucional, razão pela é reconhecida Universalmente, pois serviu de exemplo para os demais Paises criarem suas própriasConstituições.
Aula-tema 3: As Liberdades Públicas: a Declaração de 1789
Passo 2: Responda à seguinte questão: Sabemos que o direito ao trabalho é um Direito Fundamental, porém existem casos que precisam de análise. Relate o conflito entre os direitos, captado do texto, e a principal conclusão do autor.
Respondendo a pergunta:
Questão religiosa é sempre delicada, requer muita cautela para ser discutida eresolvida entre as partes. O conflito entre religião e lei sempre existiu na história da humanidade, como exemplo temos novamente o surgimento dos conflitos na faixa de Gaza.
Em relação ao emprego, caso a pessoa necessita desse emprego, deveria adequar e seguir com as normas sanitárias, e deixar a religião para o segundo plano a fim de não interferir com o emprego. Caso a pessoa sejaextremanente religiosa, é recomendado buscar outras alternativas de rendimento familiar que não interfiram com as leis locais do pais onde se montará seu negócio.
Segundo o autor , há descriminação e limitação a liberdade religiosa em que proíbe a atividade profissional do empregado.

Aula-tema 3: As liberdades Públicas: a Declaração de 1789
Resumo do debate e opiniões
O plebiscito de 1993 mostrou...
tracking img