O gerente desorganizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O GERENTE DESORGANIZADO

Introdução

“O gerente desorganizado” tenta resolver um problema básico da gerência – mostrando a diferença entre eficiência: “fazer o trabalho direito” – e eficácia: “fazer a tarefa certa”.

Divisão de tempo e delegação

O filme consta a história de Richard Lewis – um gerente de área esgotado, estafado, super cansado, de uma fornecedora de mantimentos. Richardé um sujeito bem-intencionado, mas sempre fica muito atrapalhado no seu relacionamento com seu chefe, com sua equipe de gerentes e com sua secretária, só porque ainda não aprendeu as duas lições básicas para ser um bom gerente – como organizar a si mesmo e os outros.

PARTE 1 – “A MALDIÇÃO”

Nesta parte vemos Richard Lewis fazendo tarefas que não precisaria fazer, desperdiçando o seu própriotempo e o dos outros, até que sua pressão arterial sobe tanto que ele acaba tendo um ataque cardíaco... Somente quando chega aos portões do céu e encontra São Pedro, Richard percebe a confusão que anda causando. Os prazos que não consegue cumprir, as tarefas que não consegue terminar e prioridades que não consegue estabelecer... Richard vislumbra a realização através de flash-backs produzidoseletronicamente por São Pedro... pede perdão e uma nova chance... São Pedro então o manda de volta.


=> Richard não estava delegando e sim abdicando – não se pode delegar enquanto não organizar a si mesmo.

=> Deixa que todos o interrompam, desvia a sua atenção por irrelevância fazendo coisas que não são de sua conta, não sabe suas prioridades, perdendo tempo de todos além do dele.

PARTE 2 –“A SALVAÇÃO”

Aqui vemos Richard tentando pôr ordem em sua vida, sob a orientação de São Pedro. Com ele, Richard aprende como organizar a si mesmo e a dividir o seu tempo para poder tratar das prioridades e, ainda assim, ter tempo para as reuniões diárias, o trabalho do escritório e todos os problemas normais. Sob tutela de São Pedro, Richard começa a compreender que a chave para se tornar umgerente organizado está em: estabelecer prioridades, determinar tempo para as tarefas pró-ativas e para se sair bem com as tarefas reativas. Ele começa a compreender que listas de verificação, agendas, mapas de controle, etc., podem ajudá-lo a tirar melhor proveito de seu tempo. Depois, São Pedro esclarece alguns pontos sobre delegação e após uma série de “pisadas de bola”, Richard aprende comoplanejar e organizar, de modo que possa delegar tarefas administrativas sem abdicar. Ele aprende também, como é importante treinar e monitorar para garantir que as tarefas delegadas sejam desenvolvidas com sucesso.


ORGANIZAR A SI MESMO

OBJETIVO DE RICHARD: oferecer refeição de qualidade a preço que seus clientes possam pagar, enquanto maximiza suas margens de lucro.

=> Para controlar o seutempo adequadamente, comece fazendo uma lista de todas as coisas que tem a fazer...
As tarefas positivas-ativas são aquelas que ajudam você a atingir os objetivos da sua função (ajuda a fazer mais negócios, trazer lucro). As tarefas reativas são todo aquele “lixo” que aparece na sua mesa todos os dias e que você tem que resolver de qualquer forma.

=> Para usar o seu tempo adequadamente,você tem que se preparar adequadamente. E, antes de programar a sua tarefa deve saber duas coisas a respeito, primeiro – quanto tempo quer gastar nela? Isso depende da importância da tarefa. Segundo – até quando ela deve estar concluída? Isso é determinado pela urgência da tarefa. “Importância” e “Urgência” não são a mesma coisa”.
As tarefas mais importantes tem haver com o botton que Richardrecebeu de São Pedro com os seguintes dizeres “PARA QUE ESTOU AQUI”. Após estabelecer suas prioridades Richard programou seu tempo...
► programou suas tarefas ativas positivas “o motivo dele estar como gerente”... deixando tempo para as tarefas reativas, os problemas que aparecem todos os dias.

=> Bem, quando você fizer a programação do seu tempo... na sua agenda de anotações, preveja...
tracking img