Hire friends

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
A filtração é uma operação unitária que consiste na separação de uma fase sólida de uma fase fluida (liquida ou gasosa), passando esta últimado meio permeável ou poroso. Ao meio poroso e permeável dá-se o nome de filtro. Este retém o resíduo sólido. O fluído que passa através do filtro designa-sefiltrado. A seleção do meio filtrante adequado a uma filtração depende das condições da experiência ou do processo analítico a usar. As três características maisimportantes a considerar são: a eficiência na retenção das partículas, o caudal através do filtro e a capacidade de carga. (Porto Editora, 2003)

Emlaboratório, a filtração mais simples é feita com um funil do tipo comum, em geral de vidro, no qual é colocada uma folha de papel de filtro convenientemente dobrada.Há casos em que a filtração é muito demorada. Para apressá-la, usa-se a filtração a “vácuo”, ou melhor, dizendo, a filtração á pressão reduzida. (FELTRE, 2004)Na filtração simples, o funil contendo o meio poroso selecionado é colocado num plano superior ao do recipiente de recolha do filtrado. O nível de líquidono funil nunca deverá ir até ao topo. A filtração por sucção ou a pressão reduzida é utilizada quando se pretende uma filtração rápida e existem grandesquantidades de sólido. Esta é conseguida com o auxílio de uma trompa de vazio ou usando uma bomba de vácuo.
O objetivo deste experimento foi aprender astécnicas de filtração, o procedimento utilizado em cada técnica, e saber proceder corretamente na escolha do meio poroso, de acordo com a aplicação em questão.
tracking img