Direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Direitos Humanos fundamentam-se na preservação da vida e sua integridade física, moral e social. A vida humana em sua plenitude manifesta-se como liberdade. Assim, a transgressão dos direitosfundamentais incide no que viola a vida – bem supremo – e sua pujança, a qual, em termos humanos, significa o direito de ser e de ser diferente, ter a liberdade de ter suas próprias crenças, bem como nãosofrer discriminação em virtude de raça, cor ou condição etária ou sexual.
Os direitos humanos tem uma grande relação com a ética, pois esta significa aquilo que pertence ao caráter. Ética édiferente da moral , pois moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.
Emrelação ao Direito a ética vem decidir sobre o que é moralmente correto e o Direito o que vem a ser racionalmente justo. Entra aqui então o Direito natural que é o pressuposto do que é correto, do queé justo, e parte do princípio de que existe um direito comum a todos os homens e que o mesmo é universal. Suas principais características, além da universalidade, são imutabilidade e o seu conhecimentoatravés da própria razão do homem. Já o Direito positivo é o conjunto de normas que apresentam formulação, estrutura e natureza culturalmente construídas. É a instituição de um sistema de regras eprincípios que ordenam o mundo jurídico.

Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia também deliberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei. Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com osoutros em espírito de fraternidade, é o que afirma a Declaração Universal dos Direitos, mas na prática não é bem assim que acontece.

   A luta passa pela movimentação no sentido do respeito aos...
tracking img