Contabilidade. ativo e passivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Pesquisa Conceitual

Abril – 2012

Pesquisa Conceitual

Trabalho acadêmico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Contabilidade I, do Primeiro Período do Curso de Administração, na Faculdade Patos de Minas.

Abril – 2012

Pesquisa Conceitual

Trabalho acadêmico apresentado como requisito parcial para obtenção deaprovação na disciplina de Contabilidade I, do Primeiro Período do Curso de Administração, na Faculdade Patos de Minas.

Resultado: __________________________________
PROFESSOR EXAMINADOR:

___________________________________________

“O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade.”

Augusto Cury

* Deduções (Reduções) doAtivo
* O que é Depreciação? Quais os bens ela envolve?
* Vida Útil do Bem e Valor Residual
* Cálculo da Depreciação pelo Método da Linha Reta (Linear), Método da Soma dos Dígitos Crescente e Decrescente e Depreciação Acelerada 2 Turnos e 3 Turnos.

DEPRECIAÇÃO

É a diminuição do valor dos bens corpóreos em decorrência de desgaste ou perda de utilidade pelouso, ação da natureza ou obsolescência. Expressa a perda de valor que os valores imobilizados de utilização sofrem no tempo, por força de seu emprego na gestão. O encargo da depreciação poderá ser computado como custo ou despesa operacional,conforme o caso. A depreciação dos bens utilizados na produção será custo, enquanto a depreciação dos demais bens há de ser registrada como despesa operacional.O lançamento de depreciação é:
D= Despesas (ou custo) de depreciação
C= Depreciação acumulada

TABELA DE DEPRECIAÇÃO

Abaixo uma tabela básica de acordo com a Receita Federal, resumindo segundo a legislação Brasileira como os bens são depreciados:
Taxa anual

MÉTODOS DE DEPRECIAÇÃO

Existem vários métodos para calcular a depreciação.Destes, os mais tradicionalmente utilizadossão:
•Método das quotas constantes A depreciação por esse método é calculada dividindo o valor a ser depreciado pelo tempo de vidá útil do bem. Este método é chamado linear, devido a sua simplicidade, é utilizado pela grande maioria das empresas.

Exemplo:
•Custo do bem: 6.000,00
•Vida útil estimada: 5anos
•Não há valor residual estimado
•Depreciação: 6.000,00 = 100/ mês60MÉTODODA SOMA DOS ALGARISMOS DO ANO

O método da soma dos algarismos do ano consiste em estipular taxas variáveis durante o tempo de vida útil do bem, obtendo-se, assim, o denominador da fração que determinará o valor da depreciação de cada período.
Exemplo:
Suponhamos que o tempo de vida útil de um bem tenha sido estimado em 4 anos.
Veja como será calculada a depreciação1+2+3+4= 10
O número 10, encontrado conforme dissemos, será o denominador de fração que determinará a taxa de depreciação de cada ano. Neste caso, poder-se-á utilizar crescentes ou taxas decrescentes. Há bens que nos primeiros anos de sua existência apresentam altaprodutividade a qual vai diminuindo com o passar do tempo, Para esse bens, justifica-se a aplicação da taxadecrescente.

Taxas crescentes Taxas decrescentes
1° ano = 1/10 = 10% 1° ano = 4/10 = 40%
2° ano = 2/10 = 20% 2° ano = 3/10 = 30%
3° ano = 3/10 = 30% 3° ano = 2/10 = 20%
4° ano = 4/10 = 40% 4° ano = 1/10 = 10%.

O método linear consiste na aplicação de taxas constantes durante o tempo de vida útil estimado para ou bem e é o mais frequentemente utilizado. Exemplo: Um bem tem vida útil de 10 anos ataxa de depreciação é 10%. Taxa de Depreciação = 100% dividida por tempo de vida útil. 100% dividido por 10 anos = 10% a.a. Vida útil do Bem é o período de utilização ou volume de produção que representa o período durante o qual se espera que o ativo seja usado pela entidade ou quantidade de produção que se espera obter com o uso do ativo pela entidade. Valor Residual é o montante líquido que...
tracking img