Direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIANA MARIA DE OLIVEIRA – RA: 230746
ELANIA OLIVEIRA SENA – RA: 235279
FRANCISCO LÚCIO DE MELO – RA: 235254
JOÃO BOSCO PEREIRA – RA: 240916
LUANA FERREIRA DE OLIVEIRA – RA: 230594






DESAFIO DE APRENDIZAGEM
DIREITOS HUMANOS














JAGUARUANA - CE
2011
DIANA MARIA DE OLIVEIRA – RA: 230746
ELANIA OLIVEIRA SENA – RA: 235279FRANCISCO LÚCIO DE MELO – RA: 235254
JOÃO BOSCO PEREIRA – RA: 240916
LUANA FERREIRA DE OLIVEIRA – RA: 230594






DESAFIO DE APRENDIZAGEM DE DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO



Desafio apresentado ao professor Reginaldo Donizete Alves da disciplina de Diretos Humanos como requisito parcial para obtenção de média semestral.JAGUARUANA - CE
2011
SUMÁRIO





INTRODUÇÃO 04


TRABALHO INFANTIL 05


DESCASO NA EDUCAÇÃO 07


CONCLUSÃO 09


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10






















INTRODUÇÃO

A conceituação dos Direitos Humanos se assemelha muinto a dos direitos e garantias fundamentais protegidos pela constituição de 1988.O povoque detem o poder sobre o estado, tem direito a cidadania, conforme expressa a Carta Magna. Apesar desta carta ser um dos documentos mais democráticos do mundo, onde expressa o direito a cidadania, ou a possibilidade do exercício dos direitos civis, ainda nos deparamos com a violação destes direitos em nosso país. Neste trabalho abordaremos alguns dos tópicos sociais de extrema importância noBrasil relacionados ao Direitos Humanos. Apesar de que o conjunto de assuntos sociais é imenso, mas o propósito é levantar dois temas que faz parte das realidades sociais envolvendo o descaso aos direito fundamentais em nosso país.
O trabalho infantil; a partir da Constituição Federal de 1988, às crianças e adolescentes brasileiros foi conferida uma cidadania especial. O art. 227 da Carta Magnacontém uma verdadeira declaração de direitos que deverão ser assegurados às crianças e aos adolescentes pela família, pela sociedade e pelo Estado. As crianças e adolescentes passaram a ser vistos e tratados, no âmbito jurídico, a criança e o adolescente que passam de "meros objetos de medidas judiciais" a "sujeitos de direitos", com todas as garantias asseguradas aos adultos. E a dificuldade aoacesso a educação, deixando crianças fora da escola.



















TRABALHO INFANTIL






























“Existe uma relação óbvia entre o gráfico e a charge acima, pois ambos se associam ao mesmo contexto de problemas socioeconômicos e culturais vigentes no país.”
O trabalho Infantil é o trabalho que é exercido porcrianças e ou adolescentes que trabalham por vontade ou por obrigação, e que tenha idade abaixo da mínima legal permitida para exercer funções de trabalho, conforme descreve individualmente a legislação de cada país. Em geral, podemos dizer que o trabalho infantil no Brasil é proibido por lei. Em especial a aquelas formas mais nocivas, agressivas ou cruéis de como exploram o trabalho infantil, taisatitudes não apenas são proibidas por leis, mas também se constituem como crime. Geralmente a exploração do trabalho, ou exploração de mão de obra de crianças e adolescentes, torna-se mais comum em países subdesenvolvidos. Podemos dizer que um exemplo de um destes países é o Brasil, um país em que nas regiões mais pobres onde há pouco recurso e até a mínima fiscalização quanto ao caso, estetrabalho acaba tornando bastante comum. Em muitas das vezes costumam-se ocorrer este tipo de trabalho, devido à grande necessidade de estas crianças ajudarem financeiramente a sua própria família, que na maioria geralmente são pessoas muito pobres e que possuem muitos filhos. Afastando-os assim da educação e de uma oportunidade de formação profissional.


Meninos carvoeiros...
tracking img