Dom casmurro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CIÚME NO LIVRO DOM CASMURRO 
 
Introdução

Objetiva-se fazer uma análise do ciúme no livro Dom Casmurro de Machado de Assis, observando o habilidoso artifício literário na própria construção da obra, dando ao narrador a sutileza de mostrar a história de Otelo, de William Shakespeare, tendo como base os pressupostos teóricos de Helen Caldwell (2002).
Será apresentada, em três capítulos dolivro Dom Casmurro, a referência feita diretamente a Otelo. Essas alusões refletem a correspondência entre as obras.
  
O CIÚME 
A intensidade dramática do ciúme faz dele um tema atraente para escritores. Alguns souberam tratá-lo com maestria e produziram obras primas, como os já mencionados: William Shakespeare e Machado de Assis.
O ciúme é um tema fundamental na tragédia de Shakespeare,pois além do ciúme de Otelo por Desdêmona, temos o de Iago por Cássio, porque este tem um posto militar superior ao seu.Segundo a visão de Caldwell, em Dom Casmurro as acusações fundamentam-se no excessivo ciúme que Bentinho nutria pela amada. Assim, Bentinho, que está à procura do tempo perdido, quer atar as duas pontas da vida, revivendo no presente o que já faz parte do passado. Como um "Otelo"à brasileira, Bentinho transfere para o leitor o encargo de decidir se Capitu é inocente ou culpada.
 
BENTO SANTIAGO: OTELO OU IAGO? 
No romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, o leitor testemunha a luta entre o amor e o ciúme pelo domínio do coração de Bento Santiago, sendo o ciúme o grande vitorioso.
Além do ciúme, percebe-se claramente a influência da obra Otelo, de Shakespeare, noromance.
O personagem-narrador, Bento Santiago, chama a si mesmo de “Otelo”, porém assemelha-se mais ao estilo dissimulado de Iago que ao apaixonado Otelo.Logo no primeiro capítulo, Bento Santiago explica o apelido que nomeia a narrativa Dom Casmurro, dessa maneira faz com que o leitor não busque o significado no dicionário e, talvez assim, não possa achar que a definição padrão antiga (aquele que éteimoso) se aplique melhor ao narrador. Mas não há nada de resistente e guerreiro em Bento Santiago, pelo contrário, é até covarde em algumas vezes, como percebemos logo no início da leitura: escondido atrás da porta da sala de estar, espionando.Sua Desdêmona é Capitu, apresentada no início do romance com quatorze anos, mais alta que Bentinho, pobre e, embora, como Desdêmona, ela admire a própriabeleza em um espelho, esse é barato, comprado por quatorze centavos de um mascate italiano. Capitu tem a dignidade e o orgulho de uma dama bem-nascida, e um entendimento da vida muito além de sua idade – maior até que o da veneziana Desdêmona.Pode-se dizer que José Dias, em Dom Casmurro, assim como Iago, em Otelo, desperta o ciúme em Bentinho.José Dias, em uma de suas visitas ao seminário, éinterrogado por Bentinho a respeito de Capitu e responde que ela está alegre como de costume, adicionando que ela ainda conseguiria arranjar um dos rapazes da vizinhança para casamento. Nesse momento o vago sentimento de suspeita transforma-se em ciúme definitivo.Desse ponto em diante o Iago passa a ser Bento, pois começa a sentir ciúmes de Capitu sob qualquer pretexto.  

OTELO EM TRÊS CAPÍTULOS
 Em três capítulos as alusões a Otelo são feitas diretamente:Capítulo LXII - “Uma ponta de Iago”; Capítulo LXXII - “Uma reforma dramática” e Capítulo CXXXV – “Otelo”.Em “Uma ponta de Iago”, quem funciona como o manipulador de lenços é José Dias; embora não sinta por Bentinho (Dom Casmurro, quando jovem) o ódio e a inveja do personagem Iago da tragédia shakespeariana, nem tampouco deseje a suadesgraça, como o outro almeja para o mouro.José Dias é o agregado da família de Bentinho e se alia à mãe do rapaz para impedir a união dos jovens enamorados.Dona Glória não deseja que Bentinho e Capitu fiquem juntos por preconceito de classe (a família de Capitu não tem posses) e pelo voto feito de tornar o filho padre.
Neste capítulo é que encontramos José Dias visitando Bentinho e insinuando um...
tracking img