Direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAMPO GRANDE – MS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
2011

INTRODUÇÃO:
A Constituição Brasileira é clara: menores de 16 anos são proibidos de trabalhar, exceto como aprendizes e somente a partir dos 14 anos. O trabalho infantil existe quando há uma criança ou adolescente trabalhando em qualquer área onde, a pessoa tem uma idade menor do que a mínima estipulada para este trabalho, no Brasil, a idademínima para se trabalhar é 16 anos, caso haja alguma criança trabalhando em alguma empresa, porém, com idade mínima de 14 anos, as crianças adolescentes podem trabalhar, porém como aprendizes, sob condições especiais, bem como, trabalhar em um local que lhe der segurança e que consiste em seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social, e também em horários que não interfiram em seus estudos. Emnosso país, o trabalho infantil além de ser proibido, ele é caracterizado como crime, gerando problemas para o empregador e a empresa que for flagrada usando menores que a lei não permite trabalhar, as empresas podem ser multadas ou até interditadas.

DESENVOLVIMENTO:
Questão 1: O gráfico nos mostra a realidade em nossos país, muitas crianças não tem se quer o direito ter uma infânciadigna,para eles estudar e brincar são coisas que estão bem longe de suas realidades. Desde cedo começam a ter responsabilidade de gente grande e a obrigação de levarem pra casa o sustento do dia a dia, são menores que tem suas infâncias roubadas pela vida, pela crueldade de muitos pais que não tem trabalho e que acabam passando toda responsabilidade para seus filhos.
QUESTÃO 2: C) Quando as crianças e osadolescentes direto e indiretamente são abandonados pelas famílias,pelos órgãos públicos e principalmente pela sociedade com certeza as chances que eles tem de se tornarem criminosos são bem maiores, pois com a falta de alimentação, lazer,carinho e diálogo com os pais esses menores procuram as ruas pra passar maior parte do tempo, onde eles são inseridos no mundo do crime. Para acabar com essasestatísticas será preciso que se criem políticas emergenciais para solucionar esse tipo de problema, caso contrario o que teremos a cada dia serão jovens destruídos.
QUESTÃO 3: A) A leitura é essencial para nossas vidas, é através dela que crianças,jovens e adultos tem a capacidade de despertarem suas mentes para grandes conhecimentos. Com o hábito de ler com certeza nos tornaremos seres maiscultos, educados e principalmente preparados para enfrentamos o dia a dia. Que nos possamos ter mais acesso a bons livros e que nossos governantes façam a distribuição nas escolas e bibliotecas públicas de livros com conteúdo ricos em palavras para nossas vidas, pois é através da leitura que podemos melhorar nossos vocabulários e principalmente nossa comunicação com o próxim

Direitos Humanos:“Art. 227: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.Pois não é bem isso o que acontece com nossas crianças e adolescentes no Brasil. Todos nós sabemos que o trabalho infantil é proibido pela nossa constituição, mas infelizmente não é assim que funciona, a lei é desrespeitada, e o que vemos todos os dias nas ruas das grandes e pequenas cidades são crianças obrigadas a deixar sua infância de lado para ajudar no sustento da família. É triste se verainda em pleno século xxi os pais deixando de levar suas crianças na escola para forçá-los a trabalhar, e impondo a elas obrigações e responsabilidades que não são delas. O que na verdade os pais deveriam fazer era buscar outras formas de trabalho para aumentar a renda da família, deveriam ter a consciência que a educação é o único meio de seus filhos terem um futuro diferente dos seus, assim se...
tracking img