Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio
UNI
União Nacional de Instituição

Língua Portuguesa
Nayara Nunes de Sousa

1- Assinale o trecho que constitui uma síntese adequada ao texto. (0,2)

A tradição dominante em nossahistoriografia conduziu os melhores espíritos uma espécie de “história oficial” singularmente desprendida de intenções interpretativas e, em particular, muito sujeita a converter os atos declarados eas aplicações ideais conscientes dos agentes históricos em realidade histórica última, tão irredutível quão verdadeira em si mesma. A reação a esse padrão deficiente e deformado de descrição históricaé recente e ainda não conseguiu criar uma expectativa de interpretação histórica livre de etnocentrismos, criticamente objetiva e aberta a certas categorias analíticas fundamentais. Por isso, aí reinauma confusão conceitual e metodológica prejudicial a qualquer tentativa de investigação macrossociológica.
(Florestan Fernandes, A revolução burguesa no Brasil, in Intérpretes do Brasil, vol.3, Riode Janeiro:Nova Aguilar.p.1.509)

a) Os melhores espíritos, sem intenções interpretativas, convertem as aspirações ideais em realidade histórica irredutível. A reação à descrição histórica nãoconseguiu livrar-se do etnocentrismo nem do prejuízo a qualquer investigação macrossociológica.
b) A tradição em nossa historiografia preferiu adotar a “história oficial” como realidade histórica. A reaçãoa essa descrição equivocada é recente e ainda não conseguiu criar uma perspectiva mais objetiva, livre de etnocentrismos e teoricamente aberta. Por isso, predomina aí confusão conceitual emetodológica que prejudica a investigação macrossociológica.
c) A historiografia tradicional conduziu as descrições históricas a uma verdade irredutível. Esse padrão deficiente e deformado é recente e ainda nãomudou a perspectiva das categorias analíticas. Assim, a confusão conceitual e metodológica tenta uma investigação macrossociológica.
d) A tradição historiográfica desprendeu-se de intenções...
tracking img