Direito e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pelo fato do homem ser de natureza frágil, e possuir a necessidade de viver em grupo por questão de sobrevivência faz com que essa relação requeira organização e controle, para que não se torne umcaos. Diante dessa necessidade criou-se o Direito como uma forma de estabelecer regras de relações socias, tentando assim, mante a ordem e a paz.
Já foi comprovado em estudos que o homem conseguesobreviver por um certo tempo isoladamente, no entanto ele não conseguirá deixar de produzir socialmente, como relata o autor Paulo Nader ” Ele conseguirá, durante esse tempo, prescindir da convivência enão da produção social.” Como exemplo o caso de Robinson Crusoé. Em relação a isso, Del Vecchio revela que o homem fora de sociedade não terá a mínima condição de vida, decretando que o “estado denatureza” não passa de mera hipótese.
Diante disto, de forma natural foi estabelecia uma interação social entre os indivíduos na busca de seus objetivos. Tais interações se diferenciam em três,cooperação, competição e conflito. Essas relações fazem com que o homem desenvolva de forma espontânea reagindo a situações diversas.
Além dessas interações já citadas, há uma que é estudada à parte, osolidarismo social. Essa relação caracteriza-se por um mesmo grupo social somando esforços em um mesmo objetivo em comum. Ela predomina em povos menos desenvolvidos como uma forma de todos se ajudaremamistosamente.
Todas essas interações reunidas formam a “vida social”. Em função dela está o Direito, que tem por sua finalidade estabelecer um extenso relacionamento entre as pessoas e os grupos sociais,que são por sua vez, a essência da sociedade. O Direito está na sociedade.
A sociedade por sua vez não é só um aglomerado de pessoas, existem nela relações de amor e discórdia, de lutas e uniões,fazendo-se sempre assim a presença de conflitos, os fatos socias. Nesse instante que o Direito entra de forma controladora, tanto do ponto de vista preventivo, estabelecendo limites a todos os...
tracking img