O direito e a sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
5 - O Direito e a Sociedade
5.1 - Noções preliminares
O ser humano, por sua natureza, possui forças instintivas que atuam sobre ele, forças essas que influenciam na construção de seu mundo cultural.

Assim, para viver em sociedade, o homem deve passar por um processo de adaptação, que deve se dar tanto na esfera interna quanto na externa.

Diz-se interna quanto for relativa ao corpo, sem ainterposição da vontade, como o funcionamento dos órgãos diante de diferentes situações em que deva se adaptar.

Já na esfera externa, a relação é do homem com o espaço exterior. O homem tem inúmeras necessidades, que são satisfeitas pela natureza. Ele adapta e transforma o mundo a sua volta, e na carência de recursos, constrói, cria e transforma a natureza para satisfação de determinadanecessidade.

Essas adaptações repercutem na formação da cultura de um determinado local e influenciam a vida em sociedade. O homem, assim, irá conviver e participar da vida em sociedade.

Mas para que essa convivência seja a mais harmônica deve haver normas e regras a serem seguidas.

O Direito e o homem se influenciam mutuamente. O Direito deve estar focado e adaptado ao meio para o qual foiproduzido, obedecendo os valores que a sociedade elege como fundamentais, e o homem, por sua vez, deve obedecer as normas criadas.

O Direito Natural, ao contrário disso, possui como leis fundamentais as leis advindas da natureza e do conceito da expressão justiça. Dessa forma, o Direito Natural não se originou de uma criação humana.

E por ser, inclusive, anterior ao próprio homem, não pode serclassificado como processo de adaptação social.

Mesmo diante dessa aparente contradição, a criação do Direito deve estar baseada, também, nas regras do Direito Natural, pois seus princípios de respeito à vida, à liberdade, dentre vários outros, devem estar contidos em qualquer Ordenamento Jurídico.

O Direito, por ser fruto da elaboração humana, sofre também influencia do tempo e do local.Por isso, ele deve estar sempre aberto às mudanças que ocorrem durante as diferentes épocas, e assim, deverá estar sempre atualizado.
Vocabulário
Colidem (colidir): Chocar.

Após ter apontado alguns fatores de influencia para o Direito, é importante destacar a real função da ciência jurídica: serve como instrumento para gerar a paz e harmonia nas diversas relações sociais.

Então, paraque o Direito cumpra a sua função é necessária a imposição de determinados comportamentos e posturas, que limitam a liberdade dos indivíduos. Há outras manifestações sociais que também auxiliam o Direito nessa missão, quais sejam: a religião, a moral, a ética e as regras de trato social.

Vocabulário
Interações (interação): Relação de comunicação entre indivíduos e grupos.

5 - O Direito e aSociedade
5.2 - O "Estado de Natureza"

Naturalmente o homem vive em sociedade e é lá que ele encontra as condições propícias ao seu completo desenvolvimento.

Essa força natural é denominada instinto e que faz com que o homem se relacione com seu semelhante, e viva em comunidade.

5 - O Direito e a Sociedade
5.3 - O Direito influenciando nas formas de interação social
Os seres humanospodem se interagir de várias formas. Entende-se por formas de interação as diversas maneiras pelas quais os homens convivem.

Um homem influencia um grupo social e esse, por sua vez, influencia o homem, convivendo numa mútua influência.

As várias formas de interação podem ser cooperação, competição e conflito.

Vocabulário
Mútua (mútua): Que se permuta entre duas ou mais pessoas;reciprocidade.

Na cooperação as pessoas estão envolvidas pelos mesmos objetivos e valores, e, a partir desse senso comum, reúnem e concentram seus esforços para a concretização de um determinado fim.

Já, na competição, os objetivos são individuais, devendo ser obtidos em detrimento da parte adversária, havendo, portanto, uma disputa.
Vocabulário
detrimento: Perda, prejuízo.

O conflito, por...
tracking img