Direito natural e direito positivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1. Introdução................................................................................................4
2. Direito Natural
2.1 Conceito.............................................................................................5
2.2 Características...................................................................................5
3. Direito Positivo
3.1Conceito.............................................................................................5
3.2 Características...................................................................................6
3.3 Positivismo Jurídico............................................................................6
3.4 Direito Objetivo...................................................................................73.5 Direito Subjetivo.................................................................................8
4. Fundamentos do Direito Natural e Direito Positivo..................................9
5. Doutrinadores do Direito Natural e Direito Positivo................................10
6. Conclusão...............................................................................................13
7.Referências Bibliográficas.......................................................................14


















1. INTRODUÇÃO
O trabalho tem a finalidade de analisar o direito natural e o positivo, de forma a transparecer os seus conceitos, fundamentos e suas características. Fazer considerações sobre a sua concepção, o que se entende a seu respeito, os pontos fundamentaisque foram divulgados e por fim se fazer considerações, para melhor compreensão do estudo e entendimento do ordenamento jurídico em vigor.
A filosofia do direito proporciona condições para que o direito seja analisado de forma diversa dos apresentados pelos Códigos e doutrinas, essenciais para a formação do acadêmico.
O direito natural possui ainda uma função ordenadora, estando presente nasdecisões judiciais, principalmente no concernente à equidade, onde se registram diferentes formas de resistência ao direito humano. Já o direito positivo é aquele estabelecedor de ações que, antes de serem reguladas, podem ser cumpridas indiferentemente de um modo ou outro, mas, uma vez reguladas pela lei, importa que sejam desempenhadas do modo prescrito por ela.
E por fim analisaremos também odireito objetivo e o subjetivo, evidenciando que, embora distintas quanto à sua natureza específica, o direito objetivo e o direito subjetivo, contudo, se juntam, formando uma unidade, que é a do próprio Direito, em razão do fim que ambos tendem a realizar, quais sejam, a disciplina e o desenvolvimento da convivência ou da ordem social.












2. DIREITO NATURAL
2.1 ConceitoDireito natural (em latim ius naturali) ou jusnaturalismo é uma teoria que postula a existência de um direito cujo conteúdo é estabelecido pela natureza e, portanto, válido em qualquer lugar. A expressão "direito natural" é por vezes contrastada com o direito positivo de uma determinada sociedade, o que lhe permite ser usado, por vezes, para criticar o conteúdo daquele direito positivo. Para osjusnaturalistas (isto é, os juristas que afirmam a existência do direito natural), o conteúdo do direito positivo não pode ser conhecido sem alguma referência ao direito natural.
2.2 Características
Assim, as principais características do direito natural são:
a) sua universalidade;
b) sua imutabilidade;
c) sua a temporabilidade;
d) o fato de não ser posto pelo homem. Segundo Bobbio, ojurisconsulto romano Paulo teria acrescentado uma quinta característica:
e) o direito natural estabelece o que é útil.
3. DIREITO POSITIVO
3.1 Conceito
Direito positivo é o conjunto de princípios e regras que regem a vida social de determinado povo em determinada época. Diretamente ligado ao conceito de vigência, o direito positivo, em vigor para um povo determinado, abrange toda a disciplina da...
tracking img