Direito empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIREITO EMPRESARIAL E COMERCIAL

Rondonópolis-MT
2012/2
ELTON JHONNATA MEDEIROS DIAS

DIREITO EMPRESARIAL E COMERCIAL

Trabalho apresentado para recuperação de conteúdo oficial da disciplina de Direito Empresarial, orientada pela profª Claudia Moraes, 8º semestre do Curso de Administração 2012/2 FAIESP – Unidade UNIC Floriano Peixoto – Rondonópolis-MT

Rondonópolis-MT
2012/2
UMA NOVAORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL.
Inicialmente surge o seguinte questionamento: o que deve ser entendido por empresa nos dias atuais? Como conceituá-la? A maioria dos textos sobre o assunto, em especial na área de administração de empresas, trabalha partindo de uma justificativa prévia que vai fundamentar as mudanças por que tem passado o seu conceito, principiando-se pelo estudo das novas estratégias organizacionaise as novas formas de ação, explicado como se fosse natural e previsível, valendo discorrer um pouco sobre esses encaminhamentos.
Tudo começa com o estudo do ambiente organizacional e a construção de estratégias para lidar com esse novo ambiente globalizado. Fatores como os avanços tecnológicos, a concorrência maciça entre as empresas, a busca da lucratividade em qualquer espaço territorialalimentam os administradores na construção da nova empresa. Os fatores aqui citados e outros mais apontam para um novo cenário organizacional, permitindo-se a construção de fórmulas de adaptação ao novo ambiente, como se fosse um requisito para a sobrevivência da própria empresa ter ela que produzir uma resposta imediata em termos de adaptação (modificações no sentido mais amplo que se pode construir).
Écomo se esse ambiente (novas contingências de mercado) fosse algo que pudesse destruir a empresa, oferecido principalmente pela crítica que fazemos às teorias organizacionais que pretendem dar uma aparente explicação natural aos desenvolvimentos organizacionais, sua característica de ser algo mutável, que vai se transformando pela própria pressão exercida por causa das novas formas de as empresasse relacionarem entre si e com a sociedade como um todo. São informações, serviços, influências econômicas e outros elementos que saem e entram nas empresas, compondo uma rede, com a criação de grupos e subgrupos que se acham dentro e fora do espaço empresarial, surgindo um misto de interdependência e autonomia, pulverizando, por assim dizer, os procedimentos de produção. É como se a própriaorganização empresarial criasse o seu próprio veneno para justificar a invenção do antídoto, que irá, por sua vez, constituir-se em um novo veneno que merecerá um novo antídoto.
Desse compasso a que se imputa a forma cíclica, advêm os processos de terceirização, quarteirização, formas autônomas de prestação de serviços, o trabalho em domicílio e outras maneiras de prestação de serviço, agindo esofrendo os efeitos dos novos contextos empresariais. E em regra, desse novo contexto empresarial obtém-se como conseqüência a produção de postos de trabalho com baixos salários, redução de quadros e demissões crescentes, em especial dos trabalhadores mais experientes.
A partir de uma análise ambiental, juntamente com a necessidade do seu relacionamento externo, uma organização empresarial seráeficiente se o serviço por ela prestado for relevante para a comunidade.
Partindo dessa premissa, teve-se na teoria organizacional empresarial um outro desmembramento, quando a empresa passou a ser entendida como parte de um ambiente maior que o ambiente empresarial. Trata-se do chamado “ambiente aberto” de organização. A forma como a empresa se relacionará com esse ambiente será o elemento definidor doseu sucesso ou não, de forma que a empresa que melhor “apoderar-se” desse ambiente será a que terá sucesso. Trata-se da teoria de Darwim transferida para a esfera social e econômica. Aquela empresa que não se adaptar ao novo ambiente surgido ou às mutações desse ambiente onde está inserida (forma de produzir, consumidores, características do seu produto, enfrentamento das contingências...
tracking img