Direito de greve

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Direito de greve
Introdução
Desde de antigamente se tem relatos de greves, porém com a Revolução Industrial e as condições de trabalho na época as greves ganharam mais força . Até hoje ela é um dos instrumentos mais eficazes podendo ser realizada por trabalhadores ou a população para pressionar o governo ou as empresas.
Greve se subentende como uma paralização das atividades ou serviçosessências de empresa publica ou privada, tem como propósito de obter melhores condições de trabalho ou fazer valer alguma lei que esta em desacordo com as Leis Trabalhistas. O sindicato de categorias profissionais são um instrumento para os trabalhadores se organizarem.
No Brasil no século passado a greve era um crime de acordo com a leis da época,mas felizmente a situação mudou, e alguns anos pra cá ela se encontra como direito da população pela Consolidação das Leis do Trabalho(CLT).
Surgimento da greve
Há relatos muitos antigos sobre a greve. No Egito Antigo, o êxodo dos hebreus foi um castigo do faraó, a varias paralizações do trabalho por causa de maus tratos sofridos pelos hebreus.
Na Roma antiga, por volta de 494 a.C, os plebeusrequerendo mais franquias perante os patrícios ,cruzaram os braços e retiraram – se da cidade.O senado da época devido as pressões renderam –se aos plebeus.
Na França na cidade de Paris, em plena Revolução Industrial nos anos de 1791,houve uma grande greve nas construções.
Em 1873,surgiu a palavra greve .Num local chamado Beira do Sena em Paris, nesse local os trabalhadores desempregados áprocura de emprego ou os que estavam descontentes com as condições de trabalho encontravam se “na greve ”ou “Plaza de Greve” esperando novas propostas.

Greve
Para os empregadores é um mal que causas vários prejuízos a produção, dai se encontra sua força como instrumento de reedificação de condições mais favoráveis ao trabalho.
As países capitalistas consideram a greve um direito garantindopela constituição, mas em países comunistas ,ela é proibida por não ser admitido oposição ao governo. Os grevistas ou opositores ,são considerados traidores do estado.
A greve é um ato formal com o auxílio dos sindicatos através de assembleias onde se busca condições melhores de trabalho e o cumprimento dos direitos do trabalhador de acordo com as normas trabalhistas ou ao contrato de trabalhoemitido pelo empregador.
A ela pode ser de vários tipos, tanto para fins trabalhistas ou para chamar a atenção das autoridades .São elas:

Greve Branca; Paralisação de atividades ,sem represálias;
Greve de braços cruzados; Paralização dos serviços ,com o grevista presente no seu local de trabalho, estando á frente de sua maquina ou simplesmente sem efetuar seu trabalho na sua área.
Greve de fome:O grevista recusa a comer qualquer alimento para chamar a atenção da sociedade civil, autoridades ou para seus propósitos.
Greve geral ;Paralização de um ou mais grupos de trabalhadores de uso comum. Geralmente é realizado em um dia de manifestação , procurando chamar atenção a causa conjunta.
Greve selvagem; É iniciada ou levada em adiante pelos trabalhadores, sem a autorização do sindicato ousua consulta.
Operação –padrão (ou greve de zelo em Portugal);Seria seguir todas as normas da atividade, só que retardando ou diminuindo seu andamento ,é muito utilizado por categorias de serviços essenciais á população ,por serem oprimidas pela lei o direito da greve .Ex: Controladores de voô e policiais de alfândega.
As atividades essenciais são: a) tratamento e abastecimento de água,produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis; b) assistência médica e hospitalar; c) distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos; d) funerários; e) transporte coletivo; f) captação e tratamento de esgoto e lixo; g) telecomunicação; h) guarda, uso e controle de substâncias radioativas, equipamentos e materiais nucleares; i) processamento de dados ligados a serviços...
tracking img