Dinamizadores do comercio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO V

5. ORGANISMOS DINAMIZADORES DO COMÉRCIO

São organismos público ou privados que imprimem um maior dinamismo à actividade commercial.
Assim como as empresas entre si criam e desenvolvem instrumentos para a defesa dos seus interesses e maximização dos lucros, também é usual criarem-se mecanismos de defesa, controlo e coordenação das actividades económicas mas salvaguardando osinteresses gerais dos países e do público em particular.
Em geral podemos dizer que todos os governos têm quase sempre uma posição de suspeita em relação às práticas monopolísticas não controladas, isto é de pura iniciativa das empresas.
As associações comerciais e industriais são as formas mais internacionalmente em voga de defesa e coordenação das actividades económicas não só dos associados comotambém do público em geral pois que tais associações, embora em muitos casos sejam de iniciativa dos associados, são em regra incentivadas, apoiadas e directa ou indirectamente controladas pelos governos.
As associações comerciais, do tipo Câmara do Comércio do nosso país, têm objectivos muitos genéricos e visam em regra defender os interesses dos associados em qualquer área das suas actividades.Por vezes emitem certificados de garantia da qualidade dos produtos fabricados e vendidos pelas empresas associadas.
Em alguns países estas associações fixam preços e condições de venda, havendo por isso medidas legislativas que procuram prevenir os abusos.
São exemplos de Organismos dinamizadores de comércio os seguintes:
• Institutos (Açucar, Algodão, Cereais e outros)
• Câmaras deComércio
• Câmaras de Compensação
• Alfândegas
• Bancos
• Seguradores
• Orgãos Reguladores (CNELEC,CRA, INCM)
• Despachantes
• Uniões Cooperativas
• Outros


5.1. Câmaras de Comércio

As câmaras de comércio são associações de pessoas, empresas e unidades económicas em geral que se dedicam à prática de qualquer actividade económica (agricultura, indústria, comércio eserviços em geral) e que têm por objectivo defender os interesses dos associados e sobretudo dinamizar os sectores e actividades comerciais dos sócios. Os exemplos mais notáveis são: a Câmara de Comércio Moçambique/Portugal, a Câmara de Comércio Moçambique/Estados Unidos e a Câmara de Comércio e Indústria Moçambique/África do Sul. Existe ainda uma Associação das Câmaras de Comércio e uma Confederaçãodas Associações Económicas de Moçambique (CTA). Na essência todas estas novas instituições prosseguem, com as adaptações necessárias, objectivos semelhantes aos que acabámos de indicar mas nas áreas específicas a que se restringem.

5.2 Câmaras de Compensação (Clearings)


Câmara de compensação, conhecida no mundo do comércio internacional por "clearing house", é uma associação de bancos einstituições financeiras cujo objectivo fundamental é fazer diariamente o encontro de contas dos associados, determinando o saldo devedor ou credor de cada membro.

Uma vez calculada esta diferença (ou saldo) a pessoa, empresa ou instituições que tiverem um saldo devedor tem a obrigação de pagar a conta em dívida por meio de cheque ou dando ordem ao banco onde tem conta aberta para que este pague a sua contaa favor do credor.

Muito simplesmente as câmaras de compensação funcionam da seguinte maneira: suponhamos que uma empresa A tem que pagar a outra B uma certa quantia em dinheiro, sejam 15 milhões de meticais; B por sua vez comprou a A 20 milhões de meticais de mercadorias que ainda não foram pagos. Admitamos que ambas empresas estão sediadas em países diferentes e são sócias de uma câmara decompensação com sede num 3º país. Então, em vez de cada empresa enviar 15 milhões e 20 milhões de meticais podem optar por fazer uma compensação de contas na sua associação; e como A tem a receber de B um saldo de 5 milhões de meticais, este emite um cheque neste montante a favor de A.


Vantagens:

-Evitam-se atrasos de pagamento com intervenção de intermediários e outras burocracias....
tracking img