Dinamicas de grupo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

Unidade III

Gestão de Pessoas







Seleção e dinâmicas de grupo
Imara Hebling Camargo










Desafio de Aprendizagem











Camila Cristina de Souza Mendes
RA: 2220475796









ÍNDICE


1. OBJETIVO -------------------------------------------------------------------------------------3
2. FONTES DERECRUTAMENTO---------------------------------------------------------4
3. PROCESSO SELETIVO--------------------------------------------------------------------4
4. COMPETENCIA ESCOLHIDA------------------------------------------------------------5
5. PERGUNTAS PARA ENTREVISTA----------------------------------------------------6BIBLIOGRAFIA----------------------------------------------------------------------------------7











































1. Objetivo


O objetivo do presente estudo é propor um processo seletivo para preencher uma vaga em aberto dentro de uma organização. Trata-se de uma vaga de gerente executivo e sua contratação deve ser feita o mais breve possível. Visto que existem diversas técnicaspara seleção e que é de extrema importância alinhá-las ao processo seletivo para se obter maior aproveitamento, serão escolhidas ao decorrer do trabalho, técnicas de seleção que melhor contemplem esse processo, para que seja selecionado o candidato com o perfil compatível ao que a empresa busca.









































Foi escolhidocontratar um executivo no mercado externo.




2. Fontes de recrutamento:


a. Anuncio em jornais


Vantagem: é um veiculo de comunicação que atinge um grande numero de candidatos e tem grande abrangência me toda cidade e região, além de divulgar a vaga de forma rápida.
Desvantagem: tem custo para empresa


b. Anuncio na internet, em sites deemprego


Vantagem: não tem custo para a empresa, é prático e o próprio selecionador pode fazer o anuncio sempre que precisar
Desvantagem: se restringe apenas a usuários de internet, alguns candidatos não julgam ser uma fonte confiável de informação, o retorno não é tão preciso já que alguns candidatos demoram em visualizar a vaga anunciada nesse veiculo de comunicação.


3.Processo seletivo


2.1 Técnicas de seleção:


• Dinâmica em grupo


Vantagens: Permite observar a interação do candidato com os demais participantes, permite que o entrevistador observe o comportamento do candidato de maneira mais dinâmica. É possível analisar competências do candidato como criatividade, poder de negociação, relacionamento interpessoal, capacidade deargumentação e comunicação, entre outras competências que são necessárias para a vaga em questão. Outra vantagem é que a dinâmica pode ser feita com vários candidatos de uma só vez, otimizando o tempo disponível para o processo. A dinâmica em grupo é uma excelente ferramenta para o selecionador na ajuda de tomada de decisão.
Desvantagens: Para realizar a dinâmica em grupo é necessário terum espaço físico que comporte a todos os candidatos de forma correta, e, dependendo da dinâmica que será realizada, deve haver espaço suficiente para que os candidatos se movimentem. Nem sempre a empresa disponibiliza desse espaço e sendo assim é necessário alugá-lo, gerando custos para a organização.


• Jogos


Vantagens: Os jogos permitem que o selecionador observe demaneira minuciosa a presença ou ausência de competências em cada participante. Podem reproduzir situações do dia-a-dia e como os candidatos se comportarão em determinadas situações, além de estimular os candidatos a demonstrar diversas competências exigidas pela empresa para ocupar o cargo, como espírito de equipe, liderança, criatividade, rapidez na solução de problemas, comportamentos diante de...
tracking img