Mini casos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] ATIVIDADES COMPLEMENTARES
1°. SEMESTRE 2012 PARA ALUNOS DE 3º/2º SEMESTRE.
UNIP CAMPINAS (Cambuí e Swift) - ADMINISTRAÇÃO
Como elaborar uma Análise de Mini Caso.

Como uma espécie de consultoria, a Análise de um Mini Caso deve ir direto ao ponto, analisando os pressupostos do problema apresentado e apresentando a solução solicitada.

No entanto,sendo um gênero necessariamente breve, é perigoso recorrer ao erro de ser superficial demais. O texto resultante precisa mostrar ao leitor as principais características do caso apresentado, sejam elas boas ou ruins, mas sem esquecer de argumentar em determinados pontos e nunca usar expressões como “Eu gostei” ou “Eu não gostei”.

Contudo, as Análises de Mini Casos tem como propósito último,apresentar uma solução seja à intenção o agente relatado, seja a uma proposta solicitada dentro do problema.

No caso das Atividades Complementares, a exigência é de uma análise, que deve seguir os seguintes passos passos:

Você deve reparar que, em todos os mini casos existe um número de pagina. Esse é o numero da pagina em que se encontra o mini cso no livro CHIAVENATO, Idalberto. Introdução àTeoria Geral da Administração. 7ª Edição, Editora Campus Elsevier, Rio:2004. Você deve verificar em que capítulo do livro o mini caso está inserido e reponde-lo conforme o tratado naquele capítulo.

1. Identifique o caso: caracterize o caso que você vai analisar (3 linhas);

2. Descreva o problema: Utilize 5 linhas para descrever claramente o problema apresentado, ampliando-o conforme oconhecimento proporcionado pelo seu curso;

3. Descreva a solução proposta: Aqui você descreve claramente a sua proposta de solução para a empresa, conforme solicitado no Mini Caso. É muito conveniente que você faça um embasamento teórico das suas propostas, citando os principais autores em quem você se baseia. Utilize todas as linhas destinadas a esse propósito. (24 linhas)

4. Assinee identifique-se: Agora sim. Na última linha (linha 34), você escreve seu nome e R.A. e especifica “Aluno de Administração da UNIP Campinas”



Lembre-se: O texto final deve preencher no mínimo uma e no máximo duas folhas. O modelo de formulário a ser utilizado é o especificado no anexo B.




TODOS OS MINI-CASOS APRESENTADOS ABAIXO FORAM RETIRADOS DE:


CHIAVENATO, Idalberto.Introdução à Teoria Geral da Administração. 7ª Edição, Editora Campus Elsevier, Rio:2004.




1) A METODOLOGIA DE GILBERTO (2) (pag. 38)


Gilberto se considera um consultor de empresas bem­ sucedido. Acha que seu sucesso profissional depende diretamente da metodologia que utiliza para coletar dados a respeito de suas empresas clientes.
Para ele, o diagnóstico organizacional é maisimportante do que a terapêutica organizacional.
Você acha que Gilberto tem razão? Explique.

2) A estratégia da Regência Sapatos (pag. 40)


A Regência Sapatos é uma empresa que deseja ser competitiva. Hélio Santos, o diretor de marketing, está indeciso entre imprimir uma estratégia de integração vertical (desde a produção das matérias-primas até o produto acabado) ou uma estratégia deintegração horizontal (produzir para uma ampla cadeia de lojas próprias distribuídas em todo o território nacional).
Contudo, Hélio precisa definir o assunto com o presidente da companhia.
No lugar de Hélio, quais seriam seus argumentos prós e contras para as duas estratégias?

3) A TECNO COMPONENTES (1) (pag. 52)


Estevão Marques recebeu uma incrível notícia da diretoria da Tecno Componentes:sua promoção ao cargo de Gerente de Produção.
A empresa se dedica à produção de materiais elétricos e está perdendo mercado
devido aos seus elevados custos industriais e à conseqüente perda de competitividade.
Como Estevão poderia planejar seu trabalho?

4) A desconfiança gerencial (pag. 56)


Dora Lopes sempre foi uma pessoa muito desconfiada e relutante. Sua maior preocupação é que...
tracking img