Cubismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cubismo
Pablo Picasso (1881-1973) e Georges Braque (1882-1963) criaram, no início do século XX, em Paris, esse novo estilo artístico que rompeu com a idéia de arte devia retratar com fidelidade a natureza. Esse movimento abandonou as noções tradicionais de perspectiva.
Movimento artístico cuja origem remonta à Paris e a 1907, ano do célebre quadro de Pablo Picasso, Les Demoiselles d'Avignon.Considerado um divisor de águas na história da arte ocidental, o cubismo recusa a idéia de arte como imitação da natureza, afastando noção como perspectiva e modelagem, assim como qualquer tipo de efeito ilusório.
O quadro de Picasso retrata e prenuncia as características cubistas: formatos geométricos, sensação de pintura escultural e a superposição de partes de um objeto sob um mesmo plano.Influencias

A Arte Africana e o Cubismo

Pablo Picasso começou a desenvolver o estilo a partir de visitas a uma exposição de Arte Africana, no Museu do Homem de Paris, em 1905.

O trabalho exposto causou uma forte impressão no artista, especialmente as máscaras, o que fez com que ele procurasse retratá-las em suas pinturas. As máscaras, carregadas de significados sagrados, mastambém pela simplificação das formas, tornaram-se referência para alguns artistas do Modernismo, em especial para Picasso,





Máscara Fang
Máscara da cultura Fang, observamos a ideia de simplificação das formas, ou seja, quais elementos são necessários para a confecção de um rosto. Essa ideia foi muito importante no cubismo

Observemcomo a imagem criada por Pablo Picasso, nesse auto-retrato, e no quadro Les demoiselles d’Avignon abaixo, o artista revela toda a influência da arte africana sobre o seu trabalho. Observe também nas cores a predominância dos tons terrosos tais como encontrados nas máscaras expostas acima. À presença do traço geométrico e dos espaços delimitados por linhas pretas pode ser somada uma crescenteutilização das cores vivas que o norte da África sugere. Picasso, Le Corbusier ou os impressionistas, toda a arte pictórica européia sentiu, em maior ou menor grau, o impacto da luz e da vida cultural africana.



. Na tela Les Demoiselle d'Avignon, de Picasso, percebemos, nas duas figuras da direita a semelhança com as máscaras. Também, é possível notar que nas cores do quadro há apredominância de tons terrosos, outra forte referência às cores das máscaras africanas.






























Paul Cézanne


Auto-retrato de Cézanne, um dos fundadores da arte moderna
19 de janeiro de 1839, Aix-en-Provence (França)
22 de outubro de 1906, Aix-en-Provence (França)
Paul Cézanne foi um pintor Francês, mestre da arte impressionistaconsiderado nos dias atuais um dos fundadores da arte moderna, responsável, em parte, pelo estilo do cubismo.
Por volta de 1878 ele afastou-se dos impressionistas para buscar a permanência da natureza através de sua estrutura construtiva. Começou a desenvolver seu próprio estilo, atento ao aspecto bidimensional da pintura. Cézanne não cria a ilusão do espaço, mas o constrói com objetos, na solidez de suasformas e volumes simplificados em sua essência geométrica. Afirmava que "tudo na natureza se modela como a esfera, o cone e o cilindro", tornando volume e espaço um só corpo estrutural.
.
Natureza morta com maçãs e laranjas - A cor modela a forma.

O que fascinou os cubistas foi o fato de que seus quadros transmitiam uma surpreendente sensação de solidez

Pirâmide de crânios. - pinceladaconstrói a cor.

Se crises depressivas acompanharam Cézanne por toda sua vida, foi sem dúvida a persistência, forte marca de sua personalidade, uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento de sua genialidade artística. Sua pintura, que costuma ser enquadrado entre os pós-impressionistas, abriu novos caminhos para a arte do século XX, e trouxe uma nova concepção de percepção da...
tracking img