Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita dos alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO NORMAL SUPERIOR

DINÁ CÉLIA DE CARVALHO
FÁBIO DE SOUZA GONÇALVES














DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA DOS ALUNOS DE 3ª E 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL


































Piracanjuba
2008
DINÁ CÉLIA DE CARVALHO
FÁBIO DE SOUZA GONÇALVES




















DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA ENA ESCRITA DOS ALUNOS de 3ª E 4ª séries DO ENSINO FUNDAMENTAL














Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Normal Superior.


Orientador: Prof. Ms. Fábio Goulart de Andrade
TutoraEletrônica: Madalena Vieira dos S. Videira
















































Piracanjuba

2008























































Dedicamos esse trabalho às nossas famílias por se constituirem diferentemente enquanto pessoas, igualmente belas e admiráveis em essência, estímulos que nos impulsionou a buscar vida nova a cada dia, nossa gratidãopor terem aceito se privar de nossa companhia pelos estudos, concedendo-nos a oportunidade de nos realizarmos ainda mais.

AGRADECIMENTOS






Agradecemos em primeiro lugar à Deus, que nos deu o dom da vida, presenteou-nos com a liberdade, nos abençoou com a inteligência, dando-nos a graça de lutar para a conquista de nossas realizações. A Ele cabe o louvor e a glória.

Em especial, agradecemosà tutora de sala Maria Eugênia Peixoto de Azevedo, pelo seu espírito inovador e empreededor na tarefa de multiplicar seus conhecimentos, por ter nos ensinado a importância do trabalho em grupo e da união.

Aos professores Fábio Goulart de Andrade e Rejane Dias das Neves Souza, que muito nos auxiliaram com seus ensinamentos que contribuiram para a realização dessa pesquisa.

E, finalmente, aoscolegas de classe pela espontaneidade e alegria na troca de informações e experiências, numa rara demonstração de amizade e solidariedade.

















































































EPÍGRAFE


“Ler não é caminhar e nem voar sobre as palavras. Ler é reescrever o que estamos lendo, é perceber a conexãoentre o texto e o contexto e como vincula com o meu contexto.”
(PAULO FREIRE, 2000, p. 11)

CARVALHO, Diná Célia de; GONÇALVES, Fábio de Souza. Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e na Escrita dos Alunos de 1ª à 4ª Séries do Ensino Fundamental. 2008. 72 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação – Curso Normal Superior) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná,Piracanjuba, 2008.





RESUMO





A pesquisa apresenta uma análise das dificuldades de aprendizagem na Leitura e Escrita dos alunos de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental. O estudo se pautou na abordagem qualitativa na realização das atividades, através do estágio de observação e de intervenção com alunos de uma escola da rede estadual, que proporcionou compreender o processo de aprendizagemda leitura e escrita. Durante a pesquisa constatou-se que as principais dificuldades que os alunos apresentam para ler e escrever, são decorrentes de vários fatores, porém enfatiza-se os mais importantes como: falta de acompanhamento individual da família, ausência de materiais de leitura na sala de aula e ambiente familiar que não estimula para a leitura e escrita. Sendo assim, considera-se queo presente estudo trouxe respostas satisfatórias para os questionamentos a respeito das dificuldades enfrentadas pelos alunos no processo da leitura e escrita. Deste modo entende-se que a escola ideal é aquela que visa o bem-estar do aluno, compreendendo suas dificuldades e necessidades, respeitando suas diversidades individuais no sentido de alcançar os ideais almejados como uma educação de...
tracking img