Sistema de controle para motores de combustão interna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3 SISTEMAS DE CONTROLE

3.1 CARBURADOR

O carburador foi o principal sistema do motor, responsável pela alimentação da mistura (Ar/Combustível), vital para o perfeito funcionamento, de acordocom as características do motor e das diversas condições de funcionamento (Rotação, aceleração, desaceleração, etc.) O carburador é formado por: Cuba (reservatório de combustível), Câmara de Carburação,agulha de nivelamento, flutuador (bóia), gicleur e borboleta de aceleração.

Figura 1. Diagrama do carburador
O princípio de funcionamento do carburador é bastante simples, e assemelhasse muitoao de uma pistola de pintura, somente com a diferença de que no carburador a pulverização é gerada pelo vácuo, através do tempo de admissão do motor e não por pressão como nas pistolas de pintura. Acâmara de carburação, de forma cilíndrica, comunica, por um lado, com o ar exterior, e por outro com o motor, pela tubulação de admissão que leva a mistura gasosa aos cilindros. A gasolina que sai dacuba entra na câmara de combustão por um pulverizador chamado gicleur. Quando o motor entra em funcionamento, no tempo de admissão, quando a válvula de admissão estiver aberta, o movimento de descida dopistão cria o vácuo dentro da câmara, provocando a pulverização da mistura ar/combustível através do gicleur, de forma homogenia. A quantidade de mistura ar/combustível é dosada pelo fechamento daborboleta (disco que gira em torno do um eixo diametral), comandada pelo pedal do acelerador – quanto mais fundo é pisado no acelerador, mais o sistema se abre, proporcionando uma maior quantidade demistura admitida pelo motor.
Com o passar dos tempos, e a necessidade de aprimorar a eficiência, os carburadores incorporaram ainda outras funções através de recursos mecânicos e pneumáticos: corte daalimentação sob freio motor, retardador do fechamento da borboleta de aceleração, entre outros. Através de recursos eletrônicos de controle, surgiram os carburadores eletrônicos, onde foram...
tracking img