Dificuldades de aprendisagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ALUNO: Renan Dias Dos Santos
TURMA: Piripá Bahia
COMO IDENTIFICAR CRIANÇAS COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM NA LINGUAGEM

Nos dias de hoje, recebemos informações das mais variadas formas, mas é inegável que grande parte delas advém de textos escritos, o que se torna um limite para quem não sabe ler ou escrever. Apesar de o mundo atual exigir a quase todo o momento que estejamos emsituação de leitura e escrita nas mais diferentes concepções, vive-se diariamente a conseqüência do despreparo do nosso sistema de ensino, que trata os desiguais como iguais.
Neste trabalho busca-se uma maior compreensão sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos, enfocando a dislexia, que pode ser entendida como uma dificuldade específica nos processamentos da linguagem para reconhecer,reproduzir, identificar, associar e ordenar os sons e as formas das letras, organizando-os corretamente. O importante é aceitá-la como uma dificuldade de linguagem que deve ser tratada por profissionais especializados, cabendo às escolas acolher os alunos com dislexia, sem modificar os seus projetos pedagógicos curriculares.
Até recentemente havia uma falta de conscientização por parte doseducadores sobre os distúrbios de aprendizagem. Hoje podemos e devemos identificar as causas desses problemas, pesquisar recursos para atender de maneira eficaz aos alunos, com isso diminuindo a evasão e a repetência escolar, evitando que pessoas (muitas vezes com grande potencial) deixem de seguir uma vida acadêmica e profissional. Vale lembrar que os disléxicos estão em boa companhia junto aLeonardo da Vinci, Tom Cruise, Einstein e Nelson Rockfeller, Hans Christian Andersen e Agatha Christie, entre muitos outros.
É importante que se diga que todos os envolvidos com as crianças devem criar um ambiente estimulador que ative os seus esquemas de pensamento. Segundo Garcia (1998), “a dislexia é definida devido à presença de um déficit no desenvolvimento do raciocínio do reconhecimento ecompreensão dos textos escritos.”
De acordo com Ignez & Nico (2002), “seria muito importante que todos os professores soubessem o que é dislexia e as necessidades dos alunos disléxicos dentro e fora da sala de aula”. Aos desmembrarmos a palavra, de imediato temos a primeira noção básica do que vem a ser dislexia. Dis = distúrbio, dificuldade; lexia = leitura (do latim) ou linguagem (dogrego). Dislexia = distúrbio da linguagem.
Aos desmembrarmos a palavra, de imediato temos a primeira noção básica do que vem a ser dislexia. Dis = distúrbio, dificuldade; lexia = leitura (do latim) ou linguagem (do grego). Dislexia = distúrbio da linguagem.
Embora etimologicamente dislexia seja traduzida do latim e do grego como distúrbio de linguagem, esse termo foi adotado paradenominar um distúrbio específico na aquisição da leitura e escrita. Isso não implica que, ao menor sinal de dificuldade nessa área, possamos identificar um indivíduo como disléxico. São várias as causas que podem intervir no processo da aquisição da linguagem, por isso se torna tão importante um diagnóstico preciso e multidisciplinar. Segundo Drouet (2003, p.137):
Dislexia é uma alteração nosneurotransmissores cerebrais que impede uma criança de ler e compreender com a mesma facilidade com que as crianças da mesma faixa etária. Todo desenvolvimento da criança é normal, trata-se de um problema de base cognitiva que afeta as habilidades lingüísticas associadas à leitura e à escrita.
A dificuldade específica de leitura ou dislexia é a mais conhecida e mais estudada forma dedificuldade específica de aprendizagem, conforme afirmado anteriormente. Segundo Selikowitz, (2001), para que o termo dislexia tenha algum significado, ele deve ser utilizado somente para crianças que tenham consideráveis dificuldades para aprender a ler, que estejam fora da média.
Segundo Selikowitz, (2001), para que o termo dislexia tenha algum significado, ele deve ser utilizado somente para...
tracking img