Diferentes modos de conhecer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL
CURSO: ODONTOLOGIA
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTIFICA


ANA CAROLINA BEZERRA RIBEIRO
ANTONIO WALLYSON BEZERRA
CAIO VINICIUS
JOSEPH GOIS
MARINA XAVIER OLIVEIRA
PABLO ROCHA
RAYZA VERONICA S. CARVALHO










OS DIFERENTES MODOS DE CONHECER


























TERESINA
2012

ANA CAROLINA BEZERRA RIBEIROANTONIO WALLYSON BEZERRA
CAIO VINICIUS
JOSEPH GOIS
MARINA XAVIER OLIVEIRA
PABLO ROCHA
RAYZA VERONICA S. CARVALHO















OS DIFERENTES MODOS DE CONHECER




Trabalho como requisito para
obtenção de nota parcial na
disciplina Metodologia do
Trabalho Científico. Orientação:
Profª. Mª Sandra Barreto.


















TERESINA2012
SUMÁRIO

1 Introdução 4
2 Desenvolvimento 6
2.1 Conhecimento sensorial 6
2.2 Conhecimento Intelectual 6
2.3 Conhecimento Vulgar 6
2.4 Conhecimento Cientifico 6
2.5 Conhecimento Intuitivo 7
2.6 Conhecimento Teológico 7
3 Conclusão 9
BIBLIOGRAFIA 10



































1 Introdução

O conhecimento é obtido por cada um de nós aolongo dos nossos anos de vida. Nascemos e a uma folha de papel em branco que ao longo dos tempos vai sendo preenchida com as nossas experiências. O primeiro conhecimento, portanto a obtermos é o sensorial, esse também comum aos animais, posteriormente adquirimos o conhecimento vulgar caracterizado por nossa cultura e costumes. Uma outra forma de conhecimento que temos é o intelectual esse inato do serhumano, o mesmo pode ser aperfeiçoado na busca pelo conhecimento cientifico que busca a explicação para cada coisa que existe. Além desses tipos de conhecimentos existe também o conhecimento teológico e o filosófico, que respectivamente um tenta explicar segundo uma lei divina o outro segundo o racional e lógico. Diante de tantas formas de conhecimento vemos que não somos seres prontos eacabados, uma vez que nenhuma forma de conhecimento foi acabada ou esgotada.
Sabemos que o ser humano é dotado da capacidade de conhecer e pensar, que constituem não somente uma capacidade como uma necessidade. Necessidade para a sua sobrevivência, pois quem não conhece os perigos de transito. Portanto o conhecimento é necessário para o progresso do homem.
Os animais também são dotados de certacapacidade de conhecer. Os animais conhecem a natureza para subjugar-se a ela cegamente ao contrário do homem que subjuga a natureza.
Sabemos que existimos porque pensamos. Saberão os animais que eles existem? Saberá o universo que ele existe? Perguntamos a eles e eles se calam. Nós, porem, sabemos que eles existem e podemos estuda-los. Se nada soubéssemos a respeito do universo, não seria como se elenão existisse?
Conhecer e pensar colocam o universo ao nosso alcance e lhe dão sentido, finalidade e razão de ser. O homem é o ser verdadeiro, o olho que vê o mundo. Os animais só conhecem por via sensorial, o homem conhece e pensa, elabora o material e investiga-lhe as causas.
O conhecimento supõe e exige 3 elementos: o - SUJEITO a consciência cognocente, o OBJETO aquilo que o sujeito se dirige aconhecer e a IMAGEM ponto de coincidência entre o sujeito e o objeto.
A história humana é a historia das lutas pelo conhecimento da natureza, para domina-la e interpretá-la.
Os místicos intentaram a interpretação a partir de intuições, e iluminações proféticas. Os filósofos procuraram ultrapassar a experiência vulgar para encontrar o transcendente, o ontológico, a partir de elucubraçõesmetafísicas. Já os cientistas desdobraram o universo em milhares de segmentos, não para dizer o que é o ser, mas para saber “como” cada coisa é.
A atual geração já encontrou um mundo já interpretado. Mas nós não podemos nos resignar a conhecer um mundo de segunda mão e nos conformar com as interpretações. Se as gerações que nos precederam tivessem pensado assim, hoje estaríamos vivendo sob um manto de...
tracking img