Monossacarideo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Ciências

Cpmg-Hugo de Carvalho Ramos
Alunos:Rafael Freitas e Gabriel Abilio
Professora:Hilian
Serie:8°ano E

Goiânia,19 de Marco de 2012

Monossacarídeo
Monossacarídeos ou simplesmente oses são carboidratos não polimerizados, por isso, não sofremhidrólise. Possuem em geral entre três esete átomos de carbono. O termo inclui aldoses, cetoses, e vários derivados, por oxidação, desoxigenação, introdução de outros grupos substituintes, alquilação ou acilação das hidroxilas e ramificações[1].
Dissacarídeos
Dissacarídeos, dissacáridos ou dissacarídios são cadeias orgânicas constituídas por duas unidades de monossacarídeos unidos por uma ligaçãoglicosídica.[1] A variação entre as unidades de monossacarídeos garante a existência de um grande sortimento de dissacarídeos sintetizados pelos seres vivos.
Quando dois monossacarídeos se unem para formar um dissacarídeo, uma molécula de água é perdida (conhecida comoSíntese por Desidratação), mas, quando duas moléculas menores combinam-se para formar uma molécula maior em uma reação de síntese porcondensação,uma molécula de água é formada e removida.
Os dissacarídeos mais conhecidos são: a sacarose (na figura), dímero deglucopiranose e frutofuranose, comum em plantas, sendo explorado de forma comercial principalmente a partir da cana-da-índa (Saccharum officinarum); amaltose, dímero de glucopiranoses, encontrada de forma notável em todo o reino vegetal; a lactose, dímero de glucopiranosee galactopiranose, abundante no leite; e a trealose, dímero de glucopiranoses ligadas de forma não redutora, principal forma de transporte de energia dos insetos.
Durante o processo digestivo, os dissacarídeos, assim como os polissacarídeos, têm suas ligações glicosídicas quebradas (através dahidrólise) a fim de se obter monossacarídeos passivos de absorção pelo indivíduo. A hidrólise pode ser caracterizadacomo química (através da ação de ácidos ou bases) ou enzimática, sendo neste caso as enzimas responsáveis pela quebra da ligação.
Como exemplo de hidrólise, a molécula de sacarose é hidrolisada a glicose e frutose:
Sacarose + H2O → glicose + frutose

Polissacarídeos
Polissacarídeos, ou glicanos,são carboidratos que, por hidrólise, originam uma grande quantidade de monossacarídeos. São polímeros naturais. Por exemplo, acelulose é um polímero da glicose:
n glicose → Celulose + (n-1) H2O
Os polissacarídeos são então macromoléculas formados pela união de muitos monossacarídeos. Estes compostos apresentam uma massa molecular muito elevada que depende do número de unidades de monossacarídeos que seunem. Podem ser hidrolisados em polissacarídeos menores, assim como emdissacarídeos ou monossacarídeos mediante a ação de determinadas enzimas.
Nos organismos, os polissacarídeos são classificados em dois grupos dependendo da função biológica que cumprem:
* polissacarídeos de reserva energética: a molécula provedora de energia para os seres vivos é principalmente a glicose. Quando esta nãoparticipa do metabolismo energético, é armazenada na forma de um polissacarídeo que nasplantas é conhecido como amido e nos animais como glicogênio.
* polissacarídeos estruturais: estes carboidratos participam na formação de estruturas orgânicas, estando entre os mais importantes acelulose, que participa na estrutura de sustentação dos vegetais.
Os polissacarídeos apresentam fórmula geral:-[ Cx(H2O)y) ] n -
onde y geralmente é igual a x-1. Se dividem em: amido, celulose e glicogênio. Amido – É obtido somente pela ingestão dos animais. Glicogênio - Não é adquirido por nenhum alimento. Celulose - Ajuda na estrutura celular da parede
Bulimia
Bulimia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado por períodos de...
tracking img