Administrativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ABNT NBR 13434-1 foi elaborada no Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio (ABNT/CB–24), pelaComissão de Estudo de Sinalização Preventiva de Incêndio (CE–24:204.02). O Projeto circulou em ConsultaPública conforme Edital nº 04 de 30/04/2003, com o número Projeto NBR 13434-1.Esta Norma, sob o titulo geral “Sinalização de segurança contra incêndio e pânico”, tem previsão de conterasseguintes partes:
-
Parte 1: Princípios de projeto;
-
Parte 2: Símbolos e suas formas, dimensões e cores;
-
Parte 3: Requisitos e métodos de ensaio
.Esta Norma cancela e substitui a NBR 13435:1995.
Esta Norma substitui a NBR 13434:1995.
Esta Norma contém os anexos A e B, de caráter informativo


1 Objetivo
Esta parte da ABNT NBR 13434 fixa os requisitos exigíveis que devem ser satisfeitaspela instalação dosistema de sinalização de segurança contra incêndio e pânico em edificações.
2 Referências normativas
As normas relacionadas a seguir contêm disposições que, ao serem citadas neste texto, constituemprescrições para esta parte da ABNT NBR 13434. A edição indicada estava em vigor no momento destapublicação. Como toda norma está sujeita a revisão, recomenda-se àqueles que realizamacordos com basenesta que verifiquem a conveniência de se usar a edição mais recente da norma citada a seguir. A ABNTpossui a informação das normas em vigor em um dado momento.ABNT NBR 10898:1999 - Sistema de iluminação de emergência.ABNT NBR 13434-2:2004 - Sinalização de segurança contra incêndio e pânico - Parte 2: Símbolos e suasformas, dimensões e cores
3 Definições
Para os efeitos desta parteda ABNT NBR 13434, aplicam-se as seguintes definições:
3.1escada contínua:
Tipo de escada que não se interrompe no pavimento de descarga, isto é, nãorealiza a separação física entre os pavimentos superiores e os inferiores ao pavimento de descarga.
3.2pavimento de descarga:
Pavimento que dá acesso dos pavimentos superiores e inferiores para oexterior do edifício.
3.3sinalização de alerta:Sinalização que visa alertar para áreas e materiais com potencial risco deincêndio ou explosão.
3.4sinalização básica:
Conjunto mínimo de sinalização que uma edificação deve apresentar, constituídopor quatro categorias, de acordo com a sua função: proibição, alerta, orientação e salvamento eequipamentos.
3.5sinalização complementar:
Conjunto de sinalização composto por faixas de cor oumensagenscomplementares à sinalização básica, porém, das quais esta última não é dependente.
3.6sinalização de equipamentos:
Sinalização que visa indicar a localização e os tipos de equipamentosde combate a incêndio e alarme disponíveis no local.
3.7sinalização de orientação e salvamento:
Sinalização que visa indicar as rotas de saída e as açõesnecessárias para o seu acesso e uso adequado
5.1.4Sinalização de combate a incêndio
A sinalização de equipamentos de combate a incêndio deve estar a uma altura mínima de 1,80 m, medida dopiso acabado à base da sinalização e imediatamente acima do equipamento sinalizado e:a)quando houver, na área de risco, obstáculos que dificultem ou impeçam a visualização direta dasinalização básica no plano vertical, a mesma sinalização deve ser repetida a umaaltura suficiente paraa sua visualização;b)quando o equipamento se encontrar instalado em uma das faces de um pilar, todas as faces visíveis dopilar devem ser sinalizadas;c)quando existirem situações onde a visualização da sinalização não seja possível apenas com ainstalação da placa acima do equipamento, deve-se adotar:

o posicionamento para placa adicional em dupla face perpendicularmente àsuperfície da placainstalada na parede ou pilar;

a instalação de placa angular, conforme figura 1, afixada na parede ou pilar, acima do equipamento;

para a produção da sinalização com o formato mostrado na figura 1, deve-se observar o tamanhopadrão de cada modelo, de acordo com a ABNT NBR 13434-2


Definições
Para os efeitos desta parte da ABNT NBR 13434, aplicam-se as seguinte...
tracking img