Enfermagem do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ERGONOMIA



INTRODUÇÃO

Segundo Carvalho, (2001) a ergonomia é uma ciência nova,com meio século de existência, ainda pouco conhecida, mas já considerada nos meios acadêmicos e tecnológicos de vital importância para qualificar os locais de trabalho. Ela pode ser encarada, inclusive, como matéria básica para a manutenção da saúde do trabalhador, vez que sua aplicação tem tornado osambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.

OBJETIVO

Tem por objetivo principal a humanização do trabalho, que é buscado por meio da adaptação das condições laborais às características psicofisiológicas dos trabalhadores, tudo de acordo com a natureza do trabalho a ser executado, de modo a proporcionar, ao mesmo tempo, o máximo de conforto, segurança e a possibilidade de um desempenhoeficiente., Carvalho, (2001)
A Ergonomia tem como propósito fundamental a integração e a conjunção desses conhecimentos e dessas características para subsidiar estudos e análise do ambiente de trabalho tornando-o saudável e mais seguro. Fundamenta-se no conjunto de estudos que visam à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre o homem e a máquina. É através daanálise ergonômica do trabalho que a ergonomia identifica os riscos ou agentes ergonômicos causadores potenciais de danos à saúde dos trabalhadores considerando os aspectos físico, psíquico e social, bem como, a estrutura da organização e o próprio ambiente de trabalho.Guérin, (2001)





CONCEITUAÇÃO

Segundo Grandjean , (1998) "a palavra ergonomia vem do grego: ergon = trabalho e nomos= legislação, normas. Sucintamente, a ergonomia pode ser definida como a ciência da configuração das ferramentas, das máquinas e do ambiente de trabalho. O alvo é a adequação das condições de trabalho às capacidades e realidades da pessoa que trabalha"
De acordo com Wisner, (1987), ergonomia "é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem necessários para a concepção de ferramentas,máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficácia." O mesmo autor considera que a ergonomia baseia-se em conhecimentos no campo das ciências do homem (antropometria, fisiologia, psicologia, sociologia)
Para Laville ., (1977) a ergonomia é "o conjunto de conhecimentos a respeito do desempenho do homem em atividade, a fim de aplicá-los à concepção detarefa, dos instrumentos, das máquinas e dos sistemas de produção". Este autor distingue habitualmente uma ergonomia de correção de uma ergonomia de concepção. A primeira procura melhorar as condições de trabalho já existentes, é de eficácia limitada além de onerosa. A ergonomia de concepção, ao contrário, tende a introduzir os conhecimentos sobre o homem desde o projeto do posto de trabalho, damáquina ou dos sistemas de produção.
Montmollin apud Lemos ,(1999) considera a ergonomia dentro de duas correntes complementares: a primeira, mais antiga e americana, considera a ergonomia como a "utilização das ciências para melhorar as condições do trabalho"; e a segunda, mais recente e mais européia, considera a ergonomia como "o estudo específico do trabalho humano com a finalidade demelhorá-lo"
Para Noulin apud Proença ,(1997), a ergonomia "contribui para a concepção ou transformação das situações de trabalho, tanto com relação aos seus aspectos técnicos como sócio-organizacionais, a fim de que o trabalho possa ser realizado respeitando a saúde e segurança dos homens e com o máximo de conforto e eficácia.
A Ergonomia é considerada por alguns autores como ciência, enquanto geradora deconhecimentos. Outros a enquadram como tecnologia, por seu caráter aplicativo e de transformação. Apesar das divergências conceituais, alguns aspectos são comuns às várias definições existentes:
• a aplicação dos estudos ergonômicos
• a natureza multidisciplinar
• o uso de conhecimentos de várias disciplinas
• o fundamento nas ciências
• o objeto: a concepção do trabalho
Existem áreas...
tracking img