Diferença entre nutriente e alimento

Diferença entre nutrientes e alimentos
Nutrientes- São substâncias que estão presentes nos alimentos, e são utilizadas pelo organismo como: proteínas, hidratos de carbono, gorduras, vitaminas efibras.
Alimentos- são substâncias que desenvolvem o crescimento e a produção necessária de energia para as diversas funções do organismo.

Principais constituintes dos alimentos
Proteínas- existem nopeixe, na carne, e na soja. Têm a função de construir muitas das estrutura do corpo, como os ossos, os músculos e a pele.
Lípidos- existem na manteiga e no azeite. Tem a função da construção e deenergia, contribuindo para a manutenção da temperatura do corpo.
Fibras- existem nos cereais, frutos e legumes. Têm como função de energia.
Vitaminas- existem nos legumes, frutos e leite. Têm comofunção proteger e regular. São geralmente identificadas pelas letras do alfabeto ( A, B, C, D…), desempenhado cada uma função especifica do organismo.

Principais acontecimentos da digestão dosalimentos e absorção dos nutrientes
Começa na boca. Os alimentos são degradados pelos dentes e pela acção química das glândulas salivares.
Os alimentos vão para o estômago através do esófago. No estômago osalimentos são degradados por músculos e pelo suco gástrico. Entra no duodeno que e a primeira parte do intestino delgado.
No intestino delgado começa o processo de absorção. Após a absorção nointestino delgado, os restos são guardados numa forma sólida até a expulsão do organismo, no intestino grosso, a água e os sais de sódio são absorvidos.
Todo o material absorvido e filtrado no fígado eentra na corrente sanguínea. Aqui decide-se se continua na circulação ou se e armazenado para uma utilização futura.

Erros alimentares vs princípios de alimentação racional
Alimentação racional* Não comer em frente a televisão ou ao computador
* Evitar petiscar
* Limitar as bebidas açucaradas (refrigerantes)
* Evitar as gorduras
* Comer devagar e mastigar bem
* Beber...