Mercado consumidor e mercado concorrente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MERCADO CONSUMIDOR

A partir do desenvolvimento da contabilidade vista como ciência e profissão, o surgimento da moeda foi consideravelmente lento, devido à troca intensiva de produtos nos principiantes mercados, ao qual era conhecido como escambo. A contabilidade é uma ferramenta que gera informações para que os gestores das empresas possam tomar decisões.
Segundo KIESO & WEYGANDT(1998, p.3), definem contabilidade com três características essenciais: identificação, mensuração e comunicação de informações financeiras sobre a entidade para pessoas interessadas, tanto no ambiente interno quanto externo à empresa.
Nota-se o comentário feito por IUDÍCIBUS (1997, p.20) a respeito do relatório publicado em 1973 pelo AICPA - American Institute of Certified Public Accountants, oinstituto mais importante de contadores americanos, afirma que a função fundamental da contabilidade (...) tem permanecido inalterada desde seus primórdios. Sua finalidade é prover os usuários dos demonstrativos financeiros com informações que os ajudarão a tomar decisões.
A comercialização de produtos e serviços que aproveita as modernas técnicas de mercado, tem se instalado em todas as empresas,razão pela qual se poderia pensar numa correlação entre marketing para serviços profissionais e a capacidade desta abordagem influenciar a valorização da profissão contábil. É preciso uma satisfatória gestão de mercado para o serviço oferecido. A venda de um serviço de contabilidade é uma postura fundamental para criar, construir e manter a profissão e ou empresa de serviços contábeis, produtiva ebem remunerada, ao que se entende, para estas firmarem sua estrutura, devem utilizar os serviços de marketing.
Os serviços de contabilidade abrangem trocas, principalmente os serviços terceirizados, como ratifica NASI (1996, p.36), a terceirização dos serviços contábeis é um caminho cada vez mais procurado pelos empresários. Isto se comprova com o quadro onde mostra que a maior parte dasempresas possui sua contabilidade terceirizada.

Quadro 1 - A empresa tem sua contabilidade executada por: |
AlternativasContador interno | Quantidade613 | Porcentagem20,43 % |
Contador externo – escritório de contabilidade | 2264 | 75,47 % |
Em brancoTotal | 1233000 | 4,10 %100,00 % |
Fonte: SCARPIN (2000)
Pesquisa realizada na cidade de Londrina Estado do Paraná com 3000 empresas mercantisem outubro de 1999 como parte integrante da dissertação de mestrado: A Utilização do Marketing pelas Empresas de Serviços Contábeis de Londrina – PR. UNOPAR:2000.

OPORTUNIDADE/OBRIGATORIEDADE

De acordo com o artigo 1.179, o empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de Contabilidade e levantar, anualmente, o Balanço Patrimonial.
Já os artigos 1.180 e 1.181 donovo Código Civil brasileiro definem a obrigatoriedade da autenticação do Livro Diário no órgão de registro competente.
Desta forma, a partir do novo Código, não há mais dúvida sobre a obrigatoriedade de todos os empresários e as sociedades empresárias manterem sua escrituração contábil regular, principalmente em atendimento ao que estabelece o artigo 1.078, quanto à prestação de contas edeliberação sobre o balanço patrimonial e a demonstração de resultado, cuja ata deverá atender ao que prevê o artigo 1.075, para ser arquivada e averbada na Junta Comercial.
O empresário carece de informações para a tomada de decisões. Exclusivamente a Contabilidade oferece dados formais e científicos que possibilitam atender a essa necessidade.
Deve-se basear em dados técnicos extraídos dos registroscontábeis, sob a pena de se pôr em risco o patrimônio da empresa, a decisão de investir, de reduzir custos ou de praticar outros atos gerenciais.
A escrituração contábil é imprescindível à empresa de qualquer porte como principal instrumento de defesa, controle e preservação do patrimônio.
Uma empresa sem Contabilidade é uma entidade sem memória, sem identidade e sem as menores condições de...
tracking img