Diario espiritual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIARIO ESPIRITUAL
RAFAEL HENRIQUE DA SILVA

COMO FAZER O DIARIO ESPIRITUAL
Fazer o Diário Espiritual é muito simples. À primeira vista, parece que ele não vai produzir nenhum fruto especial. Mas, quando posto em prática na vida cotidiana, esse trabalho mostra trazer em si uma incalculável riqueza. O segredo do diário está em ser diário: todos os dias. Anteriormente, eu o(a) lancei na aventurade fazer o seu Diário Espiritual. Aqui, volto a tratar do assunto, explicando novamente e detalhando as regras da boa feitura do seu Diário, para que tudo fique bem claro.
COMO FAZER
Use um caderno, caderneta, agenda ou fichário;
Reserve uma folha em branco para cada dia;
No alto de cada página, ponha a data do trabalho: dia da semana, mês e ano;
Depois, desenvolva de sua maneira pessoal, oDiário, considerando os itens a seguir:
1. PROMESSAS DE DEUS
No trecho que você ler a cada dia, é bem capaz que você encontre promessas de Deus. É muito fácil identificá-las: são coisas que Deus promete. A Bíblia está repleta de promessas de Deus. Ele não precisa prometer; contudo, na qualidade de Pai, promete. Veja bem: são promessas de um Deus fiel que sempre cumpre a palavra dada a seusfilhos. Podemos confiar nas promessas de Deus, podemos correr riscos por elas: Deus não falha! Por isso, vale a pena conhecer as promessas que ele nos faz. E, o que é mais importante, devemos gravá-las em nossa mente e em nosso coração. Assim, anote diariamente as promessas de Deus que você vai encontrando na leitura. Nem sempre, vamos encontrar promessas divinas nos trechos que lermos. Se não asencontrarmos, nada teremos a anotar. Contudo, são tantas as promessas de Deus que encontraremos muitas e com freqüência.
Eis alguns exemplos:
:: Jo 1,12: "A todos aqueles que o receberam, aos que crêem em seu nome, deu o poder de se tornar filhos de Deus".
:: Mt 18,20: "Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou no meio deles".
:: Lc 11,13: "Se vós que sois mais sabeis dar boas coisasaos vossos filhos, quanto mais vosso Pai Celestial dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem".
:: Ef 6,8: "E estais certos de que cada um receberá do Senhor a recompensa do bem que tiver feito".
2. ORDENS DE DEUS A SEREM OBEDECIDAS
Deus, que é Pai, tem prescrições claras para nortear a nossa vida. Ele manda, prescreve, proíbe, ordena; tudo para nos conduzir como filhos muito amados. Seguir Seusmandamentos, obedecer-lhe as ordens, é o segredo da vida. É do nosso interesse, portanto, conhecer e guardar as ordens que Deus nos dá. Tal como acontece com as promessas, as ordens de Deus são abundantes na Bíblia, embora não as encontremos em todas as passagens que lermos. Porém, sempre que você encontrar uma ordem de Deus, anote-a cuidadosamente no seu Diário. É bem simples distingui-las.Alguns exemplos:
A ordem mais conhecida é: "Amai-vos uns aos outros como vos tenho amado" (Jo 13,34).
Em Mt 5,37, temos: "Dizei somente sim se é sim, não se é não".
Mc 16,15: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura".
Lc 6,27-28: "Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, abençoai aos que vos maldizem e orai pelos que vos injuriam".
Em geral, o verbo no imperativo –dai, fazei, ide, buscai, recebei, perdoai, sede... – é um sinal de ordem.
3. PRINCÍPIOS ETERNOS
Os princípios do Reino bem poderiam chamar-se "Leis do Reino de Deus". Não os denominamos assim, para não confundi-los com ordens ou mandamentos. Mas os princípios são leis que governam o Reino de Deus, ou seja, no Reino, as coisas funcionam dessa maneira.
Neste mundo, tudo é regido por leis: osastros, os minerais, as plantas, a eletricidade, o corpo humano, etc. As leis são princípios imutáveis que determinam o modo de ser de cada uma dessas coisas. O cientista precisa conhecer os princípios que regam a sua ciência. O Reino de Deus também é regido por princípios eternos, imutáveis, leis permanentes. O Reino de Deus funciona da maneira descrita nesses princípios. É vital que os filhos do...
tracking img