Resenha livro o que faz do brasil, brasil?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Neste livro, Da Matta traz ao leitor um Brasil diferente, visto sob um olhar antropológico, que tenta compreender a vasta diversidade de que nos forma.
Primeiramente, o autor diferencia o Brasil, aqual se refere ao país com sua diversidade e riqueza cultural; e o Brasil, que simboliza apenas o país explorado, sem identidade própria. Como sabemos, nosso país é formado por diversas cores,culturas, religiões e valores e é esta diversidade de culturas, que nos torna um país tão rico e fascinante.
Em seu livro, Da Matta fala sobre: a questão da identidade brasileira; a relaçãocasa-rua-trabalho; sobre a ilusão das relações raciais; a relação entre as comidas e as mulheres; o momento do carnaval, no qual o mundo passa a ser visto como teatro e prazer; sobre as festas da ordem e o modo de“navegação social”: a malandragem e o jeitinho; e, questões ligadas às crenças do povo brasileiro.
O Brasil é o país da alegria e do povo que finge que não vê. É o país do rico que viaja para o exteriore do pobre que nunca saiu da favela. Nesse "brasil", utilizamos dados precisos, estatísticas demográficas e econômicas, dados e números da renda per capita e da inflação. Falamos também do sistemapolítico e educacional do país, apenas para constatar que o Brasil não é aquele país que gostaríamos que fosse. Essa classificação permite construir uma identidade social moderna, de acordo com oscritérios estabelecidos pelo Ocidente europeu a partir da Revolução Francesa e da Revolução Industrial. Aqui nos referimos ao Brasil que deixa a desejar.
Por outro lado, temos o Brasil que vale a pena,aqui o que importa não é mais a vergonha do regime ou a inflação galopante e "sem vergonha", mas a comida deliciosa, a música envolvente, a saudade que humaniza o tempo e a morte, e os amigos quepermitem resistir a tudo.
Para DaMatta a comida define as pessoas. O fato é que as comidas para o Brasil pequeno se associam à sexualidade, de tal modo que o ato sexual pode ser traduzido como um ato...
tracking img