Diagrama de causa e efeito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução







A qualidade é hoje uma das principais estratégias competitivas nas diversas empresas e nos diversos setores. A qualidade está intimamente ligada à produtividade, a melhoria de resultados e aumento de lucros, através de redução de perdas e do desperdício, do envolvimento de todos na empresa e conseqüente motivação.


Para que a qualidade consiga desenvolverum bom papel dentre das indústrias é necessário uma série de fatores, sendo um deles aplicação de ferramentas de melhorias podendo ser uma solução para estes novos desafios a ser encontrada no desenvolvimento dos CCQs, integrando os funcionários à empresa, num verdadeiro espírito de parceria.


Sendo uma dessas ferramentas popularmente conhecida como “espinha de peixe” ou Diagrama deIshikawa utilizada pela administração para gerenciamento e controle da qualidade em processos diversos.



























2 Breve História Kaoru Ishikawa



Kaoru Ishikawa nasceu em 1915 e se formou em Química Aplicada pela Universidade de Tóquio em 1939. Após a guerra, ele se envolveu nos esforços primários da JUSE – União de Cientistas e EngenheirosJaponeses - para promover qualidade. Posteriormente, tornou-se presidente do Instituto de Tecnologia Musashi. Até sua morte, em 1989, o Dr. Ishikawa foi figura mais importante no Japão na defesa do Controle de Qualidade. Foi o primeiro a utilizar o termo Controle de Qualidade Total (Total Quality Control) e desenvolveu as "Sete Ferramentas", as quais considerou que qualquer trabalhador poderia utilizar nodia-a-dia e não apenas os gerentes. Recebeu muitos prêmios durante sua vida, incluindo o Prêmio Deming e a Segunda Ordem do Tesouro Sagrado, uma altíssima honraria do governo japonês.




3 Diagrama de causa e efeito



A qualidade obteve seu estudo no começo dos anos 30, com a aplicação industrial do gráfico de controle inventada pelo Dr. W. A. Shewhart, de Bell Laboratories. Com autilização desse sistema durante a guerra ficou conhecido como Padrões Normativos Z1. A Inglaterra tambeém aperfeiçoou, o qual ficou conhecido como Padrões Normativos Britânicos 600², em 1935. O Japão anos que antecede a guerra, já tomara conhecimento dos Padrões Normativos Britânicos 600², mas por usar ainda o método de Taylor, a qualidade não era foco na época, mas a competitividade sugira degrandes produções visando custo e preço, ou seja, “baratos e ruins”. Surgi então o diagrama de Ishikawa, foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa, em 1943. O diagrama de causa e efeito foi desenvolvido para representar a relação entre o "efeito" e todas as possibilidades de 'causa' que podem contribuir para esse efeito. Ele utilizou para explicar para o grupo de engenheiros da Kawasaki Steel Works comovários fatores podem ser ordenados e relacionados, os quais estavam desorientados com tantos problemas após – guerra e, da quantidade de fontes possíveis responsáveis pelos problemas. Porém, esse sistema somente em 1962, J. M. Juran no QC Handbook "batizou" este diagrama como sendo diagrama de Ishikawa.

O Diagrama de Ishikawa ou Espinha-de-peixe é uma ferramenta gráfica utilizada pelaAdministração para o Gerenciamento e o Controle da Qualidade (CQ) em processos diversos, ou seja, é uma importante Ferramenta por facilitar a análise de falhas e possibilitar o início de estudos mais avançados.
Possíveis causas são os itens de verificação, onde devemos controlar o processo para garantir a qualidade do produto final.
Também é conhecido como: diagrama causa-efeito, diagrama 4M,diagrama 5M e diagrama 6M.
Este diagrama é conhecido como 6M pois, em sua estrutura, todos os tipos de problemas podem ser classificados como sendo de seis tipos diferentes:


➢ Método
➢ Matéria-prima
➢ Mão-de-obra
➢ Máquinas
➢ Medição
➢ Meio ambiente

Este sistema permite estruturar hierarquicamente as causas de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como...
tracking img