Diagnostico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 70 (17484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA Especialização para Agentes de Desenvolvimento em Cooperativa

.

Diagnóstico da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Confecções do Vestuário do Centro Nordeste Mineiro Ltda., com foco em Controles Internos

Carlos Genuíno de Quadros Figueiredo José Osmani Campos Dell Orto Marcelo Barroso de Resende Márcio Mariz Monteiro

BeloHorizonte 2008

Carlos Genuíno de Quadros Figueiredo José Osmani Campos Dell Orto Marcelo Barroso de Resende Márcio Mariz Monteiro

Diagnóstico da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Confecções do Vestuário do Centro Nordeste Mineiro Ltda., com foco em Controles Internos

Diagnóstico apresentado ao Programa de PósGraduação em agente de desenvolvimento em

cooperativas –OPERA, do Centro Universitário Newton Paiva.

Belo Horizonte 2008
2

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar à DEUS, pela oportunidade de aprender e, aprendendo, nos tornar capazes de ajudar.

Aos nossos familiares, pelo apoio e desprendimento em se privar de mais alguns momentos de convivência conosco.

À CREDICENM - Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Confecções doVestuário do Centro Nordeste Mineiro Ltda., na figura de seu Presidente, Sr. Astrogildo Generoso Corrêa, pela oportunidade de realizar este trabalho, o qual representou estimulante desafio e oportunidade de aprendizado.

À Diretoria Executiva, em especial, a Sra. Eliete Izabel dos Santos, pelo acolhimento ao nosso grupo e crença de que a nossa dedicação e esforço de “aprendizes” pudessemcontribuir com os propósitos da Credicenm.

Aos colaboradores da Credicenm e, em especial, ao Sr. Noraldo Eustáquio Machado, pela paciência em responder a todos os nossos questionamentos e disponibilidade em nos receber.

A

Sicoob

Central

Cecremge,

pela

confiança

depositada

ao

nosso

grupo,

proporcionando-nos o acesso às fontes de informações respaldadas na ética.

AoSEBRAE-MG,

à

CREDINOR,

CREDISETE

e

à

CREDILESTE,

nossos

empregadores, por nos proporcionarem a rica experiência de cursar o ÓPERA.

Ao nosso grande mestre, amigo e educador, Sr. Inocêncio Magela de Oliveira, por quem somos eternamente gratos, pelo seu apreço, respeito às diferenças individuais e estímulo ao nosso desenvolvimento, ajudando-nos com a sabedoria que lhe épeculiar, a utilizar todo o nosso potencial e a superar nossas limitações.
3

SINOPSE

As cooperativas de crédito necessitam ser avaliadas do ponto de vista da sua eficiência, objetivando, desta forma, atender às necessidades de seus associados, oportunizando a oferta de serviços financeiros adequados e personalizados, de forma sustentável.

Para elaboração do presente diagnóstico,buscou-se avaliar o desempenho da Credicenm, através da adequação e uso dos controles internos, bem como da análise dos indicadores de desempenho e do mercado de crédito nas praças onde atua.

Nesta análise, procurou-se verificar não somente se os indicadores utilizados pela cooperativa estão adequados quando comparado aos indicadores sugeridos pelo Sicoob Central Cecremge e validados pelo BancoCentral do Brasil, mas também se a apuração e análise destes indicadores estão fornecendo informações eficazes para o alcance das estratégias da cooperativa, possibilitando a tomada de decisão com a precisão necessária que o sistema financeiro moderno requer, subsidiando, desta forma, a cooperativa com um sistema de avaliação que vise minimizar os riscos inerentes ao segmento.

Procurou-se, ainda,neste diagnóstico, analisar e comparar os indicadores da cooperativa com os do monitoramento da Central Cecremge, baseado nos índices prioritários do Banco Central do Brasil. Num segundo momento, foi feita uma análise mais depurada destes indicadores para, em seguida, avaliar a carteira de crédito e a participação da cooperativa nos municípios em que atua, através de índices de penetração de...
tracking img