Empresa de terceiro setor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Empresas de terceiro setor são empresas de iniciativa privada de utilidade pública e não possui fins lucrativos, ou seja, são empresas privadas que geram bens e serviços de caráter público.
A diferença entre o primeiro, segundo e terceiro setor é de que o primeiro setor (público, estado) visa dinheiro público para fins públicos, o segundo setor (empresas privadas) visa dinheiro privado parafins privados e o terceiro setor (empresas sem fins lucrativos) visa dinheiro privado para fins públicos, porém nada impede que o poder público destine dinheiro para o terceiro setor.
Existem diversos “personagens” do terceiro setor, os principais são as Fundações, Entidades Beneficentes, Fundos Comunitários, Entidades Sem Fins Lucrativos, ONGs (Organizações Não Governamentais), Empresas comResponsabilidade Social, Empresas Doadoras, Elite Filantrópica, Empresas Juniores Sociais, entre outras.
Esse trabalho foi baseado em uma empresa de fundos comunitários na cidade de Campinas chamada Fundação FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas).
Fundo comunitário é onde ao em vez de cada empresa doar para uma entidade, todas as empresas realizam suas doações para um fundocomunitário e esse fundo estabelece as prioridades e administram a distribuição da verba arrecadada.
A Fundação FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas) é uma entidade de assistência social que está completando 49 anos e atua na área da assistência social e assessora tecnicamente, politicamente, administrativamente e financeiramente entidades sem fins lucrativos do município de Campinasque atuam nas áreas da assistência social, educação e saúde. Desde o início a FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas) contou com o apoio de empresas privadas, sendo então pioneira no estímulo ao que se convencionou chamar de responsabilidade social empresarial, fundada em 14 de abril de 1964. Diversas lideranças de Campinas influenciaram na origem da entidade, mas algumas pessoastiveram um papel decisivo no seu processo de instituição, entre elas, o engenheiro Eduardo de Barros Pimentel (hoje presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo) e o advogado Darcy Paz de Pádua (ex-professor e ex-secretário Municipal de Promoção Social), hoje os dois são membros vitalícios do Conselho Curador da FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas).
O ex-prefeito deCampinas Lafayette Álvaro manifestou apoio à iniciativa de articulação e ofereceu seu patrimônio (Fazenda Vila Brandina e a Fundação Odila e Lafayette Álvaro) para os trabalhos de promoção social da FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas).
A FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas) oferece para as entidades conveniadas assessorias e prestação de serviços técnicos eadministrativos gratuitos tais como elaboração de folha de pagamento de salários, contabilidade e orientação sobre leis. Além disso, as entidades recebem mensalmente recursos financeiros repassados de acordo com projeções estabelecidas no Convênio de Cooperação que anualmente é assinado pela FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas) e entidades. Para financiar sua operação, a FEAC(Federação das Entidades Assistenciais de Campinas) conta com fontes próprias de receita, geradas pelos empreendimentos imobiliários desenvolvidos na Fazenda Brandina), sendo o Iguatemi Campinas, do qual a FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas) é acionista com cota de 30%, o principal deles, gerando 98% das receitas.
A primeira a se filiar a FEAC (Federação das Entidades Assistenciaisde Campinas) foi a Creche “Bento Quirino em 15 de maio de 1965.
A fundação também apoia e potencializa as propostas de trabalho das entidades conveniadas, bem como executa programas, projetos e ações de iniciativa própria em parceira com outras instituições privadas. Além disso, a FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas), na linha da sustentabilidade, faz a administração de...
tracking img