Bibliologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bibliologia (Instituto teologico quadrangular )
continuaçao


A Bíblia tem desempenhado e continua a desempenhar, um papel notável na história da civiliação. Muitos idiomas têm sido reproduzidos à forma escrita pela primeira vez, a fim de que a Bíblia, em sua totalidade ou parcialidade, possa ser traduzida em linguagem escrita. E isso é apenas uma amostra da missão civilizadora da Bíblia nomundo.

Essa missão civilizadora é o efeito direto da mensagem central da Bíblia - (JESUS). talvez pareça surpreendente que alguem fale numa mensagem central expressa numa coleção de escritos que reflete a história da civilização do Oriente próximo de um periodo de alguns milênios. No entanto existe realmente uma mensagem central, e é a percepção disso que tem levado os crentes a tratarem daBíblia como um só livro, e não apenas como uma coleção de livros - o que também se vê no fato que o termo grego plural bíblia (livro) se transformou no termo latim singular bíblia (o livro).

A mensagem central da Bíblia é a história da salvação, e através das páginas de ambos os testamentos há uma tríplice linha de desdobramento histórico, a saber:

1. O portador da salvação
2.O caminho dasalvação
3.Os herdeiros da salvalçao

Poderiamos parafrasear isso em termos da idéia do pacto dizendo que a mensagem central da Bíblia é o pacto de Deus com os homens e que as linhas de desdobramento são o Mediador do pacto, é JESUS CRISTO, o FILHO DE DEUS. O caminho da salvação, a base do pacto, é a graça de Deus que desperta em Seu povo uma resposta que se caracteriza pela fé e pela obediência. Osherdeiros da salvação, o povo compactuado, são o Israel de Deus, isto é , a Igreja de Deus.

A continuidade do povo do pacto desde o AT até o NT, é obscurecida para o leitor da Bíblia portuguesa comum porque "igreja" é uma palavra exclusiva do NT, e ele naturalmente pensa na mesma como algo iniciado no período do NT. O leitor da Bíblia em grego, entretanto, não era confrontado por um vocábulo novoquando encontrava ekklesia no Novo Testamento; já o tinha encontrado na Septuaginta como uma das palavras usadas para denotar Israel com a "assembléia" de Yahweh. Para dizer a verdade, tal vocábulo assume um sentido mais pleno no Novo testamento.

Jesus disse: "Edificarei a minha igreja" (Mt 16:18), pois o povo do antigo pacto teve de morrer juntamente com Ele a fim de ressucitar juntamente comEle para a nova vida . Uma nova vida na qual desapareceram as restrições nacionais. Mas Ele provê em Si mesmo a continuidade vital entre o antigo e o novo Israel, e Seus seguidores fiéis são tanto o remanescente reto do antigo pacto como o núcleo do novo pacto. O Senhor-Servo e Seu povo servo ligam juntos os dois Testamentos.

A mensagem da Bíblia é a mensagem de Deus ao homem, transmitida"muitas vezes e de muitas maneiras" (Hb 1:1), que finalmente foi encarnada em Cristo. Assim sendo " a autoridade das Santas Escrituras, pela qual devem ser cridas e obedecidas não depende do testemunho de qualquer homem ou igreja, mas depende inteiramente de Deus ( que é a própria verdade), o seu autor; portanto, devem ser recebidas, visto que é a palavra de Deus"

Deus é um Deus que desejarevelar-se. Ele não permanece silencioso como os deuses dos pagãos, tanto antigos como modernos. O Senhor se agrada em tornar-se conhecido de Suas criaturas. Ele é representado como um Deus de amor; o amor deve comunicar-se sempre, e essa revelação deve proceder do próprio Deus. Os pensamentos do homem só podem ser revelados pelo homem. Deus, da mesma forma, é o único que pode fazer-se conhecer.

O Deusda Bíblia é um Deus que fala. Desde a criação, através de toda a história, Deus se revelou através das palavras. Ele falou e o universo veio a existir. " Os céus por sua palavra se fizeram, e pelo sopro de sua boca o exército deles" (Sl 33:6). No correr dos anos Ele transmitira sua vontade e propósitos falando a homens escolhidos, com a maior de todas as revelações na pessoa de Jesus Cristo,...
tracking img