Diabetes melito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A Diabetes Melito é uma doença crônica, autoimune, que resulta duma deficiência na produção de insulina, por parte das células beta do pâncreas, cuja consequência imediata é a tendência em manter níveis de glicose no sangue inapropriadamente elevados (hiperglicemia), ou insuficientes (hipoglicemia) (Tsalikian, 1990). A deficiente produção de insulina pode ser relativa ou absoluta eassociar graus variáveis de insulino resistência, podendo resultar numa hiperglicemia crónica e alterações do metabolismo lipídico e proteico (Programa de Controle da Diabetes Mellitus, 1998).

A Diabetes Tipo I também pode ser denominada como Diabetes Juvenil ou Diabetes da Infância, tendo em vista um número predominantemente de a doença ser diagnosticada em jovens no geral, entre crianças entre10 e 14 anos, entretanto, pessoas de qualquer tipo de faixa etária podem desenvolver diabetes tipo 1. A doença também é conhecido como Diabetes Insulino-dependente, porque a medicação oral é ineficaz para tratar os níveis elevados de glicose no sangue; são necessárias injeções de insulina para controlar a glicemia nesses indivíduos


















DIABETE MELITO

O termoDiabete Melito (diabete, do grego diabetes=passar através de um sifão; melito do latim mellitus = de mel) envolve um conjunto de doenças que possuem defeitos no metabolismo da glicose e deixam altas taxas de açúcar no sangue. São considerados diabéticos os adultos, mulheres não-grávidas e crianças que apresentam taxas de glicose iguais ou maiores que 126mg/dL em jejum ou 200 mg/dL no teste deglicose plasmática duas horas pós-prandial.
Da diabete podem decorrer várias complicações crônicas em vários órgãos e sistemas do corpo. Antigamente não se sabia do que decorriam essas complicações, mas atualmente há evidências que mostram fatores genéticos específicos que predispõem a tal situação.
As formas mais comuns de diabete são a Diabete Melito Tipo I (insulino-dependente) e a Diabete MelitoTipo II (não dependente de insulina), a tabela 1 apresenta diferenças entre esses dois tipos da doença. As demais formas são muito raras, sendo uma delas a MODY, que ocorre no indivíduo com início aos 20 anos, esse tipo se assemelha a Diabete Melito Tipo II, mas é menos grave e com tratamentos progride lentamente com a idade. A outra é a Diabete Gestacional, que ocorre quando a mulher apresentaintolerância à glicose durante a gravidez, mas normalmente o quadro se reverte após a gestação.
A diabete melito além de ser a mais frequente, também é a quarta maior causa de morte nos Estados Unidos, devido aos danos causados aos órgãos, principalmente ao sistema circulatório.


DIABETE MELITO TIPO I – INSULINO DEPENDENTE

A diabete melito é a doença endócrina mais comum, e é causada pelaincapacidade de produzir ou utilizar a insulina. No caso da Diabete Melito Tipo I, existe uma deficiência na produção da insulina, por isso é insulino-dependente. Com a indisponibilidade de insulina para auxiliar na difusão facilitada de glicose para as células corporais, o nível de glicose no sangue fica muito alto, fazendo com que ela seja eliminada até mesmo pela urina (glicosúria). A diabeteleva a produção excessiva de urina (pela incapacidade renal de reabsorver a água); sede excessiva e ingestão alimentar excessiva.
O tratamento é administrar insulina suficiente para o paciente ter o metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas o mais normal possível. A insulina regular tem duração de ação de 3 a 8 h, já outras insulinas são absorvidas paulatinamente, o efeito dura de 10 a 48h. São dadas nos momentos do dia em que a glicose sanguínea tende a subir, por exemplo, após comer, para aumentar o metabolismo dos carboidratos.
Existem evidências de que a Diabete Melito Insulino-dependente (DMID) pode ser causada por uma infecção viral no pâncreas (ilhotas de Langerhans) que causa a produção de anti-corpos antiilhotas, que vão destroindo-as. Esse processo pode levar à...
tracking img