Trabahlo conclusao curso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 67 (16547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A EMPRESA
A BRF Brasil Foods (atual razão social da Perdigão) foi criada a partir da associação entre Perdigão e Sadia, anunciada em maio de 2009. A empresa nasceu como um dos maiores players globais do setor alimentício, reforçando a posição do país como potência no agronegócio.
A BRF fechou 2010 como a terceira maior exportadora do país. Considerados os números apurados no balanço do ano,calcula-se que a empresa participa com pouco mais de 20% no saldo da balança comercial brasileira, que soma US$ 20,3 bilhões, confirmando sua vocação de grande geradora de divisas para o país.
Com faturamento líquido de R$ 23 bilhões, registrado em 2010, a BRF é uma das maiores exportadoras mundiais de aves e a maior empresa global de proteínas em valor de mercado. No Brasil, está entre asprincipais empregadoras privadas, com 113 mil funcionários.
A associação entre Perdigão e Sadia, que deu origem à BRF Brasil Foods, foi anunciada em 19 de maio de 2009. O negócio está sendo analisado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Atualmente, a Sadia é uma subsidiária integral da BRF Brasil Foods.
O processo de fusão avança dentro dos parâmetros estabelecidos no Apro (Acordode Preservação de Reversabilidade da Operação), firmado pelas duas empresas com o CADE. A partir das flexibilizações liberadas, já foram implantadas a gestão conjunta da área financeira, a coordenação das atividades das duas empresas no mercado externo e também a política de comercialização de produtos in natura.
A integração das demais áreas depende da aprovação do órgão. Até a decisão do CADE,cada empresa terá sua administração independente, exceto nas funções citadas.

HISTÓRICO
A Companhia foi fundada pelas famílias Brandalise e Ponzoni, em 1934, como Ponzoni, Brandalise e Cia, no Estado de Santa Catarina, na Região Sul, e permaneceu sob a administração da família Brandalise até setembro de 1994. Nos anos quarenta, expandiram as operações ligadas à exploração do comércio emgeral, com ênfase em produtos alimentícios e produtos correlatos, para incluir o processamento de suínos. Nos anos cinqüenta, ingressaram no ramo de processamento de aves. Nos anos setenta, ampliaram a distribuição dos produtos para incluir mercados de exportação, iniciando com a Arábia Saudita. De 1980 a 1990, expandiram os mercados de exportação para incluir o Japão, em 1985, e a Europa, em 1990.Também empreenderam uma série de aquisições no negócio de processamento de aves e suínos e investiram em outros negócios.
De 1990 a 1993, experimentaram prejuízos substanciais em razão do aumento de despesas financeiras, baixo investimento em desenvolvimento de produtos, capacidade limitada, bem como divulgação modesta dos produtos. Em setembro de 1994, enfrentaram uma crise de liquidez emdecorrência da qual a família Brandalise vendeu suas participações na Companhia, que consistia em 80,68% das ações ordinárias de emissão própria e 65,54% das ações preferenciais, para oito fundos de pensão:
• PREVI – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil.;
• SISTEL – Fundação Telebrás de Seguridade Social;
• PETROS – Fundação Petrobras de Seguridade Social;
• Real Grandeza Fundaçãode Assistência e Previdência Social;
• FAPES – Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES;
• PREVI – BANERJ – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banerj;
• VALIA – Fundação Vale do Rio Doce; e
• TELOS – Fundação Embratel de Seguridade Social.
Ao adquirirem o controle da Companhia, os oito fundos de pensão originais contrataram uma nova equipe de diretores que reestruturou aadministração e implementou aumentos de capital e programas de modernização. A nova administração realizou a reestruturação societária, alienou ou liquidou operações comerciais não preponderantes e incrementou a estrutura financeira.
Seis dos oito fundos de pensão originais continuam a ser acionistas da Companhia, com exceção da TELOS e da PREVI - BANERJ, que venderam suas posições acionárias....
tracking img