Base piramide

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
sumário


CAPÍTULO 2 3
Produtos e serviços para a base da pirâmide 3
Uma filosofia para desenvolver produtos e serviços na BP. 3
Desempenho de preço 4
Inovação: híbridos 5
Escala de operação 5
Inovação de Processos 5
Desespecialização do Trabalho 6
Educação dos Clientes 6
Desenvolvimento sustentável: ecologicamente correto 6
Projetando para infraestrutura hostil 7Interfaces 8
Distribuição: Acessando o cliente. 8
Os mercados da PB permitem desafiar a sabedoria convencional em matéria de entrega de produtos e serviços. 9
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 11

CAPÍTULO 2

Resumo referente ao capítulo 2 – Produtos e Serviços para a Base da Pirâmide do Autor PRAHALAD, C. K. Ed Atual 2010, p. 408.

Produtos e serviços para a base da pirâmide

Nos últimos anos,inúmeras multinacionais buscaram ingressar nos mercados da base da pirâmide (BP), com um portfólio consolidado de produtos e serviços. A grande maioria destes eram projetadas conforme os padrões de necessidades ocidentais, não atingindo assim os principais consumidores da base da pirâmide, além disso as características e funções são quase sempre incompatíveis com as estabelecidas por este tipo demercado.
Por isso a viabilização dos mercados emergentes da pirâmide não alcançam resultado. Visando melhorias as agencias de desenvolvimento buscam equiparar os resultados acometidos e em países desenvolvidos na base da pirâmide.
A comunidade internacional de apoio ao desenvolvimento, vem investindo no sistema de saneamento destas regiões, só que a grande maioria destas instalações paraantes mesmo de completar um ano. O maior problema encontrado neste tipo de instalação é que a população não tem condição financeira de arcar com os custos, alem de não ter mão de obra capacitada para a manutenção do sistema e a falta de peças sobressalentes.
As multinacionais reconhecem que apenas de 5 a 10% da população da China ou da Índia podem representar novos mercados, de 50 a 100 milhõesde consumidores cada um. Embora esses consumidores pareçam “tradicionais” não são essa fatia de cliente tende a ter um senso de valor totalmente diferenciado dos demais, a percepção é mais aguçada. O objetivo, porem, é alcançar a base inteira da população, inclusive a da BP.

Uma filosofia para desenvolver produtos e serviços na BP.

A BP, como mercado, desafiará a lógica dominante entre osexecutivos e gerentes multinacionais (as crenças e os valores em meio aos quais se deu a formação dos gerentes que atuam em mercados desenvolvidos).
Da mesma forma, no mundo ocidental não é raridade que os desenvolvedores de produtos tenham como certa a existência da infraestrutura necessária para o uso de produtos, ou que venha a ser viabilizada a custos razoáveis e tenha condições de funcionaradequadamente. A escolha de tecnologias não é condicionada pela infraestrutura. Entretanto, nos mercados da BP, a qualidade da infraestrutura em geral varia substancialmente, em especial em países das dimensões da China, no Brasil ou da Índia.
O envolvimento nos mercados da BP irá certamente questionar pressupostos estabelecidos pelos executivos e gerentes das multinacionais ao longo do tempo.Uma nova filosofia de desenvolvimento e inovação de produtos que reflita as realidades dos mercados da BP. Essa filosofia deve representar uma perspectiva diferente daquelas com as quais nos acostumamos no atendimento aos mercados ocidentais.

Desempenho de preço

O preço é um fator importante para crescimento em mercados da BP. Telefones eram vendidos por US$ 1.000,00 na Índia, o mercadoera limitadíssimo o preço médio caiu para US$300,00 as vendas aumentaram. Entretanto a Raliance uma provedora de telefones celulares, lançou uma promoção de aparelhos que incluía pacotes de utilidades por um preço favorável a empresa recebeu 1 milhão de pedidos em dez dia.
A Índia tem hoje no mercado do Warelles de mais rápido crescimento do mundo, o numero de celulares aumenta na base de 1,5...
tracking img