Aaaa na base da piramide

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SÍNTESE DO ARTIGO
AAAA NA BASE DA PIRÂMIDE

SÍNTESE

Segundo a pesquisa realizada durante dois anos pelos especialistas, Jamie Anderson e Costas Markides, os mercados em desenvolvimento, comconsumidores de baixa renda, tem menos a ver com conquistar novos consumidores do que lidar com questões de acessibilidade, aceitação, availability (disponibilidade) e awareness (consciência de produto).As empresas em crescimento desenvolvem estratégias para enfrentar concorrência e entrar no mercado, isto acontece de diversas maneiras, elas encontram novos consumidores (“quem”), novos produtos ouserviços (“o quê”) e novas maneiras de promover, produzir ou distribuir (“como”).
Nas pesquisas Jamie e Costas que é o contrário do mercado desenvolvido, descobriu que a inovação estratégica emmercados em desenvolvimento se distingue de importantes maneiras:
- A questão não é encontrar novos “quem” e sim fazer com que aqueles consumidores que tem pouco ou nenhum hábito de consumir tais produtos.- Não se trata de desenvolver novas características de produto, mas de adaptar produtos existentes aos consumidores tem menos recurso ou gosto/preferências culturais diferentes.
- Trata-se menosainda de criar outros modelos de negócio ou de se diferenciar na maneira como a empresa compete.
- O desafio na maioria dos mercados emergentes é, isto sim, estabelecer os ingredientes básicos demercado, como canais de distribuição e demanda do consumidor da base da pirâmide socioeconômica.
As organizações que são capazes de seguir essas questões na maioria das vezes têm êxito no crescimento dolucro e forte participação de mercado.

Acessibilidade: como desenvolver produtos e serviços acessíveis.

Um grande obstáculo das empresas é tornar seus produtos ou serviços acessíveis aosconsumidores de baixa renda. Os consumidores da base da pirâmide gastam a maior parte de sua renda em alimentação, produtos de limpeza, higiene e saúde e serviços de telecomunicação, então, consumidores...
tracking img