Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Associação e seus Fins:
É uma organização resultante da reunião legal entre duas ou mais pessoas, com ou sem personalidade jurídica, para a realização de um objetivo comum, porém de acordo com oCódigo Civil Brasileiro, constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos e assim, quando regularmente registrada e constituída, a associação é uma espécie depessoa jurídica na qual não há finalidade econômica, Ou seja, é formada por pessoas naturais que têm objetivos comuns, exceto o de auferir lucro através da pessoa jurídica.

Das Decisões:
Para tomaras decisões, toda associação tem um estatuto que é aprovado pela Assembléia Geral, convocada em edital publicado em mídia de acesso ao território que se planeja representar. O estatuto deve observara disciplina do art. 54 e seguintes do Código Civil e, assim como a ata, deve ser assinado por um advogado devidamente registrado na OAB. Depois de aceito o estatuto e a ata da reunião, assinada pelospresentes e descrito todos os responsáveis tais como presidente e secretário, eleitos pelos presentes.  Depois desses eventos são encaminhados os documentos ao cartório, registrar inscriçãono Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, no Instituto Nacional do Seguro Social, na junta comercial do estado e na prefeitura da cidade sede onde obterá o alvará de licença de funcionamento. Os registros najunta comercial e no INSS só são necessários se a entidade praticar algum ato comercial.

Da Diretoria
As associações são organizações democráticas, controladas por seus sócios, que participamativamente no estabelecimento de suas políticas e na tomada de decisões. Homens e mulheres, eleitos como representantes, são responsáveis para com os sócios, suas atitudes são controladas por um estatuto.Está definido na alínea 2 do artigo 167º do CCP, que os estatutos podem especificar ainda os direitos e obrigações dos associados, as condições da sua admissão, saída e exclusão, bem como os termos...
tracking img