Diabetes melitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]














SAÚDE DA MULHER







Brasília, 10 de Abril de 2013.




DIABETES MELLITUS



Trabalho apresentado a disciplina de Saúde da Mulher, sob a orientação da Professora Iolanda Cristina Viana, 7º semestre, graduação em Enfermagem da Faculdade LS.Brasília, 10 de Abril de 2013.

DIABETES MELLITUS

Resumo
O diabetes mellitus é um grupo de doenças causadas pela deficiência na secreção ou na ação do hormônio pancreático insulina, o que produz profundas anormalidades no metabolismo. Os sintomas característicos do diabetessão sede excessiva e frequente micção, levando a ingestão de grandes volumes de água. Essas alterações são devidas a excreção de grandes quantidades de glicose na urina (glicosúria). O grande volume de urina no diabetes reflete a necessidade do rim de excretar uma certa quantidade de água junto com a glicose, pois a capacidade do rim de concentrar os solutos na urina tem um limite máximo. Outrosintoma é o nível da glicose sanguínea e como é a resposta a ingestão da glicose. Quando a concentração da glicose no sangue é significativamente alta é chamada de hiperglicemia.


Descritores: Diabetes Mellitus; Insulina; Glucagon



























Introdução


No Brasil, no final dos anos 1980, a prevenção de Diabetes mellitus napopulação adulta foi estimada em 7,6%, dados mais recentes apontam para taxas elevadas, como 12,1% no estudo de Ribeirão Preto ,SP. Estima-se que em 2005 existam em torno de 8 milhões de indivíduos com DM no Brasil. Uma epidemia de diabetes mellitus (DM) está em curso . Em 1985 estima-se que existissem 30 milhões de adultos com (DM) no mundo esse numero cresceu para 135 milhões em 1995, atingindo 173milhões em 2002, com projeção de chegar a 300 milhões no ano de 2030. o diabetes Mellitus é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia crônica, frequentemente acompanhada de dislipidemia, hipertensão arterial e disfunção endotelial, resultantes de defeitos na secreção e/ou ação de insulina. Em geral, a doença desenvolve-se em adultos, com uma prevalência maior em indivíduos obesos eem idosos. Ocorre também em jovens e adolescentes devido ao agravamento da obesidade e a falta de exercícios físicos.




































Metodologia


Para a elaboração deste trabalho de revisão, foram utilizados artigos publicados nos últimos dez anos, pesquisados por meio dos serviços SCIELO / GOOGLE ACADÊMICO. As publicaçõesforam selecionadas mediante busca com os seguintes descritores: diabetes mellitus; distúrbios metabólicos; hiperglicemia; insulinoterapia.




















































Discussão


Bases Patológicas


Diabetes Mellitus


É um distúrbio heterogêneo caracterizado por diminuição ecomprometimento da secreção de insulina.
Consiste na resistência à ação da insulina nos seus tecidos- alvo ( fígado, musculatura esquelética e tecido adiposo ) e redução da secreção de insulina estimulada pela glicose, que não consegue compensar o aumento da insulina ofertada. Em geral a doença desenvolve-se em adultos com prevalência em indivíduos obesos e idosos.
Outros fatores podemdesencadear a doença como: genéticos, obesidade, gravidez, stress, sedentarismo, má alimentação e distúrbios endócrinos. Essa herança multifatorial e multigênica é fator de grande influência do desenvolvimento do ( DMT 2 ).
Segundo Daniel Freire Et Al. O diabetes é uma doença crônica que pode evoluir com graves complicações gerando elevados custos para o sistema de saúde e perda da qualidade...
tracking img